“Abordagem do Luto” foi tema do quarto módulo do Curso de Educação Continuada em Cuidados Paliativos

0
182

Na última quinta-feira, 16, o Anfiteatro da Patologia recebeu o quarto módulo do Curso de Educação Continuada em Cuidados Paliativos, realizado pelo Serviço de Cuidados Paliativos e pelo Núcleo de Capacitação e Desenvolvimento de Recursos Humanos (NUCADE-RH) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB).

A psicóloga do serviço Clarissa Cabianca Ramos ministrou o tema “Abordagem do Luto” para estudantes, médicos, enfermeiros e outros profissionais da Saúde interessados no tema, destacando que todos os profissionais deveriam entender o luto como um processo esperado diante de uma situação de perda, que merece acolhimento e escuta.

Clarissa também chamou a atenção para a necessidade de um olhar mais atento para as reações emocionais, sociais, espirituais, físicas e cognitivas diante de uma perda, para que o luto não seja considerado uma doença. “O cuidado a pacientes e familiares pode ocorrer desde o recebimento do diagnóstico de uma doença que ameace a vida, junto com a abordagem dos Cuidados Paliativos, auxiliando no processo de enfrentamento da doença até o final da vida”, afirmou.

O próximo módulo do curso acontecerá no dia 19 de setembro e tratará do tema “Comunicação, Ética e Legislação em Cuidados Paliativos”.

Núcleo de Comunicação, Imprensa e Marketing HCFMB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here