O Biobanco é uma unidade especializada em captação e acondicionamento de órgãos, tecidos e amostras moleculares humanas para transplantes, estudos e pesquisas científicas. Inaugurado no dia 14 de dezembro de 2016, o Biobanco iniciou suas atividades voltado à pesquisa e aos estudos sobre o câncer, através de coleta e armazenamento de material celular de tumores.

Em agosto de 2017, objetivando a Gestão Qualificada e Unificada das estruturas de Órgãos e Tecidos, o HCFMB agregou na estrutura física do Biobanco a Organização de Procura de Órgãos (OPO) e o Banco de Olhos. Sua Gestão possui infraestrutura física, equipamentos, técnicas e profissionais qualificados e tem, como responsabilidade, a coleta, armazenamento e disponibilidade de órgãos e tecidos para estudos e transplantes.

Missão: promover a qualidade de vida das pessoas que necessitam de órgãos ou tecidos humano e/ou tratamentos de neoplasias, através de busca ativa de captações de órgão e tecido humano e amostras de material molecular para transplantes e estudos sobre o câncer, respectivamente.

Visão: Ser referência em Banco de Espécie Humana com reconhecimento e certificação em qualidade de gestão em captação e acondicionamento de órgãos, tecidos e pesquisas cientificas de tratamentos de doenças neoplásicas.

Valores: Ética, Transparência, Inovações Científicas, Gestão de Qualidade, Responsabilidade Social e Idoneidade.

O Banco de Olhos do Hospital das Clínicas de Botucatu (BOB) foi reestruturado e reinaugurado em 2005, devido a necessidade de adequação às então normas preconizadas pelo Sistema Nacional de Transplantes – ANVISA. Encontra-se entre os 6 (seis) Bancos de Olhos credenciados para atuação no interior do Estado de São Paulo, junto com os municípios de Marília, Ribeirão Preto, Rio Preto, Campinas e Sorocaba.

O BOB tem, como missão, assegurar a qualidade e a segurança no processamento, acondicionamento e disponibilização de tecidos oculares humanos doados para transplantes, ensino e pesquisa.

O Banco de Tumores é um serviço de coleta e armazenamento de material molecular de tumores que são utilizados para fins de pesquisa.

O grande diferencial do Biobanco do HCFMB é permitir estudos sobre o câncer em caráter molecular, possibilitando aperfeiçoamento diagnóstico, identificação de alvos moleculares para novas terapias dirigidas, criação de perfis prognósticos, entre outros.

A OPO atua no HCFMB desde 2005, sendo responsável por 51 municípios em sua área de abrangência do Estado de São Paulo, com o objetivo de diagnosticar potenciais doadores de órgãos e tecidos, organizar e apoiar o processo de doação e transplantes no âmbito da sua área de abrangência.

A busca contínua inicia-se quando o paciente com diagnóstico de morte encefálica, internado no HCFMB e/ou em um dos hospitais da região, é detectado, considerando ser um potencial doador. Uma vez concluído todo o processo diagnóstico de Morte Encefálica, a família é acolhida pela OPO e nesse momento é apresentada a possibilidade de doação de órgãos e tecidos. Caso ela concorde, um processo complexo é desencadeado para a captação.

A notificação da morte encefálica é obrigatória por Lei.

A OPO informa a Central de Transplantes, que emite uma lista de receptores inscritos, compatíveis com o doador. A Central, então, informa a equipe de transplante e o paciente receptor nomeado.

Diretoria Geral: Prof. Dr. Emilio Carlos Curcelli
Qualidade: Silvia Eduara Kennerly
Administrativo e Financeiro: André Pagnin e Elaine Franco Pagnin Augusto
Ensino e Pesquisa: Élida Paula Benquique Ojopi
Assistencial:
Marina Acosta Cleto
Banco de Olhos: Dr. Alvio Isao Shiguematsu
OPO: Dr. Laércio Martins Stefano
Banco de Tumores: Dr. Marcelo Padovani de Toledo Moraes

O Biobanco do HCFMB está situado na área da antiga Enfermaria de Oncologia (atualmente no Hospital Estadual).

Telefone: (14) 3811-6118
Email: biobanco.hcfmb@unesp.br