• 5 January 2017
  • brunafioruci

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) atende atualmente, através da “Triagem de Especialidades”, 30 cidades da região: 13 municípios do Polo Cuesta e 17 da região de Avaré. Além disso, o HCFMB conta com áreas em que seu atendimento é considerado referência em todo o Brasil, recebendo pacientes de todos os estados.

Para atender toda essa demanda, o HCFMB conta com o Serviço de Agendamento, muito preciso e organizado, onde os pedidos de encaminhamento para consultas no hospital são analisados pelos profissionais de cada área, para que os pacientes possam ser atendidos de acordo com suas necessidades. Além disso, está sendo implantado um sistema de Protocolos para organizar ainda mais o serviço.


Valter explica sobre o funcionamento do serviço no HCFMB

Valter Aparecido Tanzi, responsável pelo serviço, explica como é feito esse trabalho. “Primeiramente, o paciente deve passar pela Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência. Seu caso será examinado pelo médico responsável, e esse profissional é quem verifica a necessidade de encaminhamento ao HCFMB. Identificando essa necessidade, a própria UBS encaminha a solicitação do médico ao serviço de Agendamento, onde são recebidos e distribuídos todos os pedidos aos médicos responsáveis por cada área, para que eles possam avaliar caso a caso”, explica.

O HCFMB trata casos de alta complexidade. Cada especialidade do Hospital oferece um número estipulado de vagas, cabe ao médico avaliar e distribui-las.  Encaminhamentos de casos simples são devolvidos ao munícipio de origem, para que sejam tratados pelas UBS.

Depois da consulta agendada, o paciente passa pela triagem e posteriormente, pela consulta. Em caso de retorno, o paciente pode agendar por e-mail. “Muitas vezes, pacientes são atendidos após as 18h. Esse paciente pode agendar sua consulta por e-mail, digitalizando sua guia e enviando ao agendamento@fmb.unesp.br”, afirma Valter. O paciente recebe a confirmação pelo próprio e-mail e, 15 dias antes, recebe uma mensagem via SMS, lembrando o dia da consulta. “Caso haja desistência, poderemos agendar outro paciente para a vaga e assim diminuir o grande número de faltas registradas”, conclui.

O Serviço de Agendamento do HCFMB vem se aprimorando, implantando novas ações para que, assim, possa continuar atendendo a demanda de nossa região sempre de forma ágil, e com responsabilidade. “Nosso intuito é sempre ter o caso do paciente como foco principal, pois entendemos a necessidade de cada um”, finaliza Valter.

 

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