• 6 September 2017
  • mairamasiero

O Departamento de Auditoria e Informações de Saúde do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), composto pelos Núcleos de Produção, Faturamento e Custo Hospitalar, realizou, no dia 17 de agosto, uma apresentação do trabalho desenvolvido para a Reabilitação.

Fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, divididos em duas turmas (manhã e tarde), puderam conhecer a função de cada Núcleo e verificar estatísticas importantes para o ambiente de trabalho, como: quantidade de procedimentos, interconsultas, produção individual, atendimentos abertos e principais códigos atendidos, segundo a Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID 10). Além disso, a equipe do Departamento respondeu dúvidas dos profissionais e esclareceu acerca de procedimentos importantes para o monitoramento dos dados.

A intenção do Departamento é, futuramente, montar um manual de informações para cada setor / serviço visitado, com a intenção de esclarecer dúvidas e aprimorar o atendimento prestado aos pacientes do HCFMB. “Nosso objetivo é ter um olhar crítico diante dos números e quantificar corretamente o trabalho de cada área. A possibilidade do acesso contínuo aos dados permite uma profunda exploração das informações das diferentes áreas do Hospital e dão oportunidade para o direcionamento e controle, porque conhecer os resultados dos indicadores lhes permite realizar os ajustes correspondentes e, em consequência, atuar de forma objetiva na resolução de problemas”, afirma Drª. Maria Regina Pires Uliana, Diretora do Departamento de Auditoria e Informações de Saúde do HCFMB.


Servidores da Seção Técnica de Reabilitação e do  
Departamento de Auditoria que participaram da apresentação

Segundo Dr.ª Regina, essa iniciativa surgiu pela demanda da direção do HCFMB, que precisa de suporte para a sua gestão, e o auxílio de outros setores do Hospital também é muito importante. “Ressalto o trabalho conjunto com a Equipe do CIMED, para as adequações necessárias no sistema e na montagem de relatórios para que a coleta dos dados sejam corretas e demonstrem realmente o trabalho desenvolvido pelos profissionais das áreas”. 

A Seção Técnica de Reabilitação presta atendimento a nível ambulatorial, às Enfermarias e às UTIs adulto e infantil; com grande número de pacientes. A supervisora da Seção Técnica de Reabilitação do HCFMB, Dr.ª Letícia Claudia de Oliveira Antunes, destaca a importância, para a área, destas primeiras reuniões com o Departamento de Auditoria. “Nesta reunião, contamos com a presença de todos os profissionais para conhecerem o que estamos fazendo, o quanto estamos atendendo e beneficiando nossos pacientes. Essa orientação do Departamento de Auditoria nos direciona para saber o que temos feito corretamente e em que pontos precisamos melhorar / intervir. Foi uma reunião muito produtiva e contaremos com o Departamento em outros oportunidades”, finaliza.

Núcleo de Comunicação, Imprensa e Marketing HCFMB