• 25 July 2017
  • brunafioruci

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), através do seu Departamento de Gestão de Atividades Acadêmicas (DGAA), recebeu no último final de semana o Primeiro Workshop de Atualização de Cuidados Paliativos em Doenças Neurológicas. O workshop teve início na tarde de sexta-feira, 21, com atividades e palestras que proporcionaram atualização de vários assuntos na área de cuidados paliativos aos participantes.


Mesa de abertura do Workshop

Convidados para compor a mesa de abertura do evento, estavam presentes o superintendente do HCFMB, Dr. André Balbi; o docente do Depto. de Neurologia, Psicologia e Psiquiatria da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB), Prof. Dr. Arthur Oscar Schelp; a gerente multiprofissional do Depto de Assistência a Saúde do HCFMB, Dra. Cristiane Lara Mendes Chilloff; e as médicas responsáveis pelo Setor de Cuidados Paliativos do HCFMB, Dra. Thais Antunes Silva e Dra. Laura Cardia Gomes Lopes.


Evento contou com diversas paletras de
atualização sobre o tema

O Workshop teve duração de três dias, e contou com a presença de diversos profissionais ilustres, como o professor do Depto de Neurologia da Faculdade de Medicina da USP, Daniel Ciampi de Andrade; da chefe da Unidade de Cuidados Paliativos do Instituto da Criança de São Paulo, Silvia Maria de Macedo Barbosa; e da geriatra do Hospital Albert Einstein, Ana Cláudia Quintana Arantes, que lançou o livro “A morte é um dia que vale a pena viver” após sua palestra no workshop.

Durante a abertura do evento, Dr. André Balbi anunciou oficialmente a criação do Serviço de Cuidados Paliativos do HCFMB, que ocupará leitos específicos do hospital em espaço cuidadosamente preparado para esta abordagem terapêutica, além de atividades ambulatoriais e de cuidados domiciliares. O objetivo desse serviço é dar assistência multiprofissional a todo paciente que tenha uma doença fora de possibilidades de cura. “O evento de hoje dá o pontapé inicial para a criação do Serviço de Cuidados Paliativos do Hospital. Essa é a nossa chance de criar um serviço diferenciado, reconhecendo uma palavra importante que sempre deveremos lembrar: humanização. Parabenizo toda equipe que organizou esse evento, estamos muito orgulhosos”, finalizou.

 

Vivian Abilio – Núcleo de Comunicação, Imprensa e Marketing do HCFMB

Categoria: