• 29 June 2017
  • mairamasiero

Na manhã da última segunda-feira (26), Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem participaram de uma palestra motivacional sobre Comissão de Ética da Enfermagem, ministrada pelo Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (COREN-SP) e organizada pelo Núcleo de Capacitação e Desenvolvimento de Recursos Humanos (NUCADE-RH) do HCFMB.


Conselheiras do COREN-SP durante palestra 
no Salão Nobre da FMB

Como introdução da palestra, a Técnica de Enfermagem e conselheira do COREN Lourdes Koeppl ressaltou a função dos profissionais da área como aqueles que cuidam da vida do paciente, do nascimento até a morte. “A palestra tem a intenção de que seja formada uma Comissão de Ética de Enfermagem no Hospital, que seria um ‘braço’ do COREN na instituição para trabalhar a educação e fiscalização. É sempre um prazer visitar as instituições para mostrar o que o Conselho significa na vida do profissional”.

Já a Enfermeira e conselheira do COREN-SP Márcia Regina Brito abordou como se dá a finalidade, a competência, o processo e a estrutura da Comissão de Ética que, segundo a palestrante, não possui caráter punitivo, mas atua em benefício ao profissional e em parceria com ele. “Queremos sensibilizar sobre a importância da implantação desta Comissão em todo o Estado, que não é obrigatória, mas que minimiza a exposição dos profissionais num possível envolvimento em questões éticas. Em muitos casos, dá para se resolver internamente. Pode se ter a impressão de que a Comissão é um ‘bicho de sete-cabeças’ e, na verdade, não é”.

Segundo a Gerente de Enfermagem do HCFMB, Barbara Nery, a intenção é que se abra, nos próximos meses, um edital para eleição da nova Comissão de Ética de Enfermagem do Hospital. “O objetivo da Gerência foi realmente motivar os profissionais a participarem da palestra para, posteriormente, através de processo eleitoral, formar a Comissão de Ética de Enfermagem do HCFMB, que atuará de forma educativa, consultiva e fiscalizadora contribuindo de forma ativa para uma assistência com qualidade, embasada nos preceitos éticos e legais da profissão”.

Núcleo de Comunicação, Imprensa e Marketing HCFMB