• 21 July 2017
  • mairamasiero

No último sábado (15), foi realizado o Workshop Voz e Canto - Inovações e Técnicas Vocais para cantores. A iniciativa surgiu do Serviço de Fonoaudiologia do HCFMB e contou com apoio do Núcleo de Eventos Científicos do Departamento de Gestão de Atividades Acadêmicas.

O Workshop foi marcado pela descontração e conteúdo, com destaque para o vocabulário de fácil entendimento para todos os presentes, já que o Workshop contou com público diversificado como: cantores, professores de música, fonoaudiólogos e outros profissionais da Saúde.


Dra. Regina Helena Garcia Martins

Iniciando o dia de conhecimento, a otorrinolaringologista Dra. Regina Helena Garcia Martins falou sobre Fisiologia da Voz Cantada e, por meio de vídeos gravados em realização de exames, tornou fácil o entendimento sobre problemas causados na voz por questões externas, como tabagismo e abusos vocais, além de discorrer sobre problemas causados por refluxo, paralisia vocal e nódulo na prega vocal.

Os participantes também conheceram particularidades fisiológicas de alguns nomes da música popular brasileira e internacional com relação às suas vozes.

Desde 1998, Dra. Regina está à frente da Campanha da Voz, realizada anualmente pela Faculdade de Medicina de Botucatu. Com parcerias sólidas e a participação de alguns profissionais da Saúde, a equipe abre atendimento a 100 pessoas, normalmente no dia 16 de abril, quando é comemorado o Dia Mundial da Voz. “Nessas campanhas, nos deparamos com pessoas que não agendariam uma consulta de rotina no hospital e muito menos pagariam um Otorrino para uma avaliação. Se detectarmos um câncer de laringe neste dia, todo o esforço já valeu a pena”, pondera Dra. Regina, que reforça sobre a importância do diagnóstico precoce já que, em muitos casos, a pessoa sequer apresenta sintomas.

O restante do dia ficou a cargo da Fonoaudióloga Catiana Gomes que, com leveza e dinamismo, desmistificou algumas técnicas, além de trazer luz a questões sobre respiração e canto. Catiana compartilhou seus conhecimentos e sua experiência relacionada à preparação vocal de nomes como Toquinho, Jorge Vercilo, Vanessa Jackson, Péricles e Paulo Ricardo.


Fonoaudióloga Catiana Gomes

Com apresentação de vídeos animados, a Fonoaudióloga deixou claro como o diafragma e o pulmão agem enquanto uma pessoa canta, além de demonstrar como ocorre a intensificação da voz. Catiana pondera aos cantores: “É necessário suporte respiratório e apoio. O apoio expulsa o ar e o suporte armazena o ar. Noventa por cento (90%) dos casos de cantores que apresentam debilidade no momento do canto, como não conseguir finalizar uma frase por falta de ar, é por ausência de um suporte amplo e um apoio bem colocado”.

Durante as aulas, Catiana convidou várias vezes os participantes a realizarem técnicas vocais, tornando suas abordagens muito dinâmicas. A fonoaudióloga discursou também sobre os cuidados com a voz cantada, além de estilos musicais e ajustes vocais.

Priscila Watson, Fonoaudióloga do HCFMB e idealizadora do evento, conta com satisfação os momentos vivenciados no último sábado e comemora o sucesso da iniciativa: “O nosso objetivo tem sido o de promover a discussão e conhecimento nas inúmeras frentes de atuação da Fonoaudiologia e a voz cantada é uma das áreas em que este profissional pode contribuir com preparação, técnica e cuidados que vão impactar diretamente a voz do cantor”, conclui.

Núcleo de Comunicação, Imprensa e Marketing HCFMB