Fique atento! Esta página será frequentemente atualizada com informações oficiais do Complexo Autárquico HCFMB sobre medidas de enfrentamento do novo coronavírus (COVID-19).

_______________________________________________________________
05/05/2020

Desde o dia 4 de maio, o HCFMB iniciou um projeto de “visitas virtuais” para os pacientes internados com diagnóstico de Covid-19 nas enfermarias, com o objetivo de humanizar o atendimento e amenizar o sofrimento que o isolamento causa, principalmente nos idosos. Saiba mais clicando aqui!

 

 

_______________________________________________________________
27/04/2020

Visando à segurança dos colaboradores, a Superintendência do HCFMB, em conjunto com a Diretoria de Assistência à Saúde e a Comissão de Controle de Infecção Relacionada à Assistência (CCIRAS), adotou novas medidas de uso de máscaras nas dependências do Hospital.

A partir desta segunda-feira, 27, foi iniciada a distribuição de uma máscara em TNT por dia de trabalho para funcionários das áreas administrativas e de apoio. As máscaras são distribuídas em todo o Complexo HC, em postos espalhados pelo Hospital e por suas unidades externas (Hospital Estadual Botucatu, SARAD e Prontos-Socorros Adulto e Pediátrico), devendo ser descartadas no final do dia.

Saiba mais clicando aqui!

_______________________________________________________________
17/04/2020

Primeira paciente confirmada com COVID-19 em Botucatu recebe alta no HCFMB

Alívio e emoção. Estas duas palavras definiram hoje os sentimentos de Maria Aparecida Teixeira, 62, a primeira confirmada com COVID-19 da cidade de Botucatu, e que teve alta na manhã de hoje do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB).
Depois de uma dura, porém vitoriosa batalha contra a doença, a paciente recebeu uma homenagem preparada pelos profissionais da saúde HCFMB antes de deixar a unidade.

Maria Aparecida estava internada no HC desde o dia 23 de março, após identificar os primeiros sintomas, que apareceram depois de uma viagem que ela realizou a São Paulo. Desde a confirmação do diagnóstico de COVID-19, seu quadro se agravou, e ela chegou a passar cerca 15 dias na UTI, sob ventilação mecânica. Confira no nosso site a matéria completa!

_______________________________________________________________
15/04/2020

Comunicado – sobre testes diagnósticos para COVID-19 no Hemocentro do HCFMB

À respeito da importante consolidação da realização dos testes diagnósticos para detecção do COVID-19 em nosso Complexo Hospitalar, pelo Laboratório de Biologia Molecular do Hemocentro, a Superintendência do HCFMB manifesta-se conforme Comunicado disponível em nosso site, clicando aqui!

______________________________________________________________
08/04/2020

Que tal entrar no time da solidariedade em prol do HC e ainda concorrer a uma camisa autografada do Neymar Jr.?

Faça sua doação agora para a campanha Sem Luta, não há Vitória pelo site www.charidy.com/hcfmb e, a cada R$ 10 doados, você ganha mais uma chance de concorrer a este prêmio! O sorteio será no dia 1º de maio!

Agradecemos ao Jornal Leia Notícias pelo passe de letra em ceder esta camisa para a nossa campanha! Marque um gol de placa para ajudar quem mais precisa: participe!

 

_______________________________________________________________
03/04/2020

Ser voluntário é mais do que apenas fazer algo sem pedir nada em troca: é servir com o coração! Nestes tempos de pandemia, várias são as formas de ajudar esta missão tão nobre, que é a de salvar vidas!

Nesta sexta-feira, foi dado início à assistência voluntária de médicos do Corpo Clínico do HCFMB, auxiliando os membros do Time COVID no atendimento ambulatorial de casos suspeitos ou confirmados da doença. Em nome dos pacientes beneficiados por este gesto de amor, nossa gratidão a todos os residentes e médicos envolvidos!

Foto: Eliete Soares / FMB

 

 

 

_______________________________________________________________
01/04/2020

O Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Unesp de Botucatu (HCFMB) precisa de doações de leite materno. Devido à pandemia causada pelo novo coronavírus (COVID-19), o BLH apresentou um grande déficit de doações ao longo do mês de março.

A doação de leite humano é segura para o bebê, desde que a mãe esteja bem de saúde. A equipe do BLH realiza todas as medidas necessárias de higienização para fazer a visita domiciliar com segurança para a doadora e, antes de ser distribuído aos pequenos pacientes, o leite materno passa por um processo rigoroso de qualidade.

O leite humano contém nutrientes muito importantes para os bebês internados no HCFMB, principalmente aos prematuros, recém-nascidos com baixo peso ou que tenham alergia a alguma fórmula industrializada. A doação pode ser feita por lactantes que estejam em bom estado de saúde e que não sejam fumantes, usuárias de drogas ou façam uso excessivo de álcool.

Quem tiver interesse em colaborar com o BLH pode entrar em contato pelo telefone (14) 99799 8289. O BLH fornece o kit para a doadora, contendo máscara, touca, vidro esterilizado e folheto com todas as explicações da doação. As doações também podem ser retiradas em domicílio. Seja uma doadora!

_______________________________________________________________
30/03/2020

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) estabeleceu na segunda-feira, 30, em uma reunião com a Prefeitura Municipal, com a Unesp Botucatu e empresas da iniciativa privada um convênio que visa a ampliação dos testes de COVID-19.

Cerca de 20 mil testes serão realizados pelo Laboratório de Biologia Molecular do Hemocentro do HCFMB ao longo de quatro meses. A realização dos testes será iniciada imediatamente nesta terça-feira, 31, prioritariamente em pacientes graves internados no HCFMB e em profissionais da saúde com sintomas gripais. Confira a matéria completa clicando aqui!

_______________________________________________________________
26/03/2020

O G1 Bauru Marília divulgou ontem, 25, a campanha do HCFMB “Sem luta, não há vitória”, que foi lançada para arrecadar materiais essenciais para profissionais da saúde.

É importante destacar que essa iniciativa foi pensada para que, futuramente, não falte nada para os profissionais que estão atuando todos os dias na linha de frente contra o coronavírus. A ideia e a ajuda faz parte de um conjunto de pessoas preocupadas, dedicadas e comprometidas com esta luta. Veja a divulgação clicando aqui!

_______________________________________________________________
25/03/2020

Neste tempo de pandemia do novo coronavírus, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) lança a campanha Sem luta, não há vitória – Precisamos de você!

A iniciativa visa receber doações em dinheiro e de materiais essenciais para os profissionais de saúde do HC, que estão 24 horas no combate ao novo coronavírus. Saiba mais clicando aqui!

Fizemos um chamado de amor e os primeiros convocados nesta batalha de solidariedade começaram a chegar, trazendo não somente máscaras, aventais, luvas e rolos de TNT, mas todo o seu amor para ajudar o HCFMB na luta contra o COVID-19, e isso não há dinheiro que pague. Confira na nossa página do Facebook!

____________________________________
21/03/2020

O HCFMB não está solicitando doações em dinheiro. Ninguém está autorizado a pedir valores em nome do HC. Nos ajudem a combater as fakenews!

 

 

 

 

 

_______________________________________________________________
20/03/2020

Em virtude da pandemia causada pelo novo coronavírus, para aumentar a segurança do doador e evitar aglomerações, o Hemocentro do HCFMB receberá doadores de sangue com agendamento prévio em seu horário normal de funcionamento: de segunda à sexta, das 8h às 16h30 e, aos sábados, das 7h às 12h. Para o agendamento, o Hemocentro disponibiliza aos doadores o telefone (14) 3811-6041 (ramal 240) e o WhatsApp (14) 99667-4356.

Além disso, está sendo liberada a entrada de apenas 10 doadores por vez, a fim de favorecer um ambiente com maior circulação de ar e distanciamento entre pessoas.

O novo coronavírus tem alarmado os doadores de sangue e, por isso, o estoque do Hemocentro está em queda contínua, sendo necessários todos os tipos sanguíneos, mas principalmente o O negativo.

É necessário lembrar que a doação de sangue é segura e não traz riscos ao doador. Mais dúvidas podem ser esclarecidas pelos telefones (14) 3813-6931 ou (14) 3811-6041, ramal 140.

_______________________________________________________________
Uma das medidas mais efetivas para o controle da pandemia do novo coronavírus é o isolamento social e os profissionais da Saúde recomendam que a população fique em casa e circule o mínimo possível!

Mas o HCFMB não pode parar: os diversos setores que compõem o nosso time, sejam assistenciais, administrativos ou de apoio, estão aqui diariamente, unidos para cuidar de quem mais precisa. Por isso, decidimos participar deste movimento e deixar um recado muito importante: Fique em casa!

Veja o álbum completo na nossa página no Facebook!

_______________________________________________________________
18/03/2020

Com o objetivo de garantir estrutura e assistência eficaz no tratamento dos casos de COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) reservou um andar do seu novo prédio dos Ambulatórios de Especialidades exclusivamente para o atendimento de pacientes encaminhados de outros serviços de saúde.

A matéria completa está disponível clicando aqui!


_______________________________________________________________
16/03/2020

Principais medidas para o enfrentamento completo e eficaz da doença COVID-19

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), autarquia do Estado de São Paulo, tendo em vista as recomendações do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, divulga neste documento as principais medidas para o enfrentamento completo e eficaz da doença COVID-19, causada pelo novo coronavírus.

Estas medidas visam garantir estrutura e assistência eficaz no tratamento dos casos no HCFMB, além do aumento da prevenção à doença entre a população, servidores e principalmente pacientes.

Em reunião realizada pelo Comitê COVID-19 HCFMB na manhã de 16 de março, o HCFMB delibera aos pacientes as seguintes medidas:

– Redução importante nos atendimentos eletivos em todo Complexo Autárquico HCFMB. Esta medida visa proteger pacientes, servidores e público em geral, evitando aglomerações;
– Suspensão dos exames eletivos (laboratoriais, imagens, endoscopias, entre outros); consultas, exames e triagens realizados pelo HCFMB e pelo setor de Convênios;
– Limitação e conscientização das visitas aos pacientes internados – a visita será restrita a uma pessoa por paciente. Esta não pode apresentar sintomas gripais;
– Suspensão de todos os serviços voluntários no âmbito hospitalar.

Cada paciente será informado individualmente sobre suas solicitações e estas medidas valem por tempo indeterminado, até o quadro ser estabilizado.

Dúvidas, por gentileza entrar em contato pelo telefone (14) 3811-6412 ou agendamento.hcfmb@unesp.br;
– Para dúvidas no setor de Convênios, ligue para os telefones (14) 3814-7007 | (14) 3814-7727.

As informações serão atualizadas diariamente e divulgadas pelos nossos canais oficiais de comunicação.

– Clique nas figuras para abrir os arquivos!

___________________________________________________________

Orientações Nutricionais durante a Pandemia COVID-19 (novo)

___________________________________________________________

Ser Gestante em Épocas de COVID-19

 

 

 

 

 

 

 

Fluxo de atendimento de casos suspeitos

 

 

 

 

 

 

Orientações aos profissionais de Saúde

 

 

 

 

 

 

 

Coronavírus – Transparência da informação (05/03/2020)

Boletins Oficiais

Maio
27/05/2020
26/05/2020
25/05/2020
24/05/2020
23/05/2020
22/05/2020
21/05/2020
20/05/2020
19/05/2020
18/05/2020
17/05/2020 (Boletim Extraordinário)
17/05/2020
16/05/2020
15/05/2020
14/05/2020
13/05/2020
12/05/2020
11/05/2020
10/05/2020
09/05/2020
08/05/2020
07/05/2020
06/05/2020
05/05/2020
04/05/2020
03/05/2020
02/05/2020
01/05/2020

Abril
30/04/2020
29/04/2020
28/04/2020 (manhã)
27/04/2020
26/04/2020
25/04/2020
24/04/2020
23/04/2020
22/04/2020
21/04/2020
20/04/2020
19/04/2020
18/04/2020
17/04/2020
16/04/2020
15/04/2020
14/04/2020
13/04/2020
12/04/2020
11/04/2020
10/04/2020
09/04/2020
08/04/2020
07/04/2020 (tarde)
07/04/2020 (manhã)
06/04/2020
05/04/2020
04/04/2020
03/04/2020 (noite)
03/04/2020 (manhã)
02/04/2020
01/04/2020

Março
31/03/2020
30/03/2020
29/03/2020
28/03/2020
27/03/2020
26/03/2020 (Boletim Extraordinário)
26/03/2020
25/03/2020
24/03/2020
23/03/2020
22/03/2020
21/03/2020

Galeria de Vídeos

Que tal uma boa notícia em meio à pandemia do novo coronavírus? Nesta quarta-feira, 8 de abril, uma paciente de 84 anos da cidade de Botucatu, que testou positivo para Covid-19, recebeu alta de nosso HCFMB, sendo aplaudida pela equipe de assistência.
“Com a graça de Deus e com a ajuda de vocês, estou boa e muito feliz de poder voltar para a casa”, afirmou a paciente.
Estas palmas não são somente para uma alta hospitalar, mas também para uma vida salva, para o amor de alguém que voltou para casa!
Veja o vídeo no nosso Facebook e no nosso Instagram!


Confira a matéria do jornal Bom Dia Cidade (TV TEM) de 19 de março sobre o local exclusivo do HCFMB para a avaliação de pacientes com sintomas gripais leves clicando aqui!


O que os profissionais da área da Saúde precisam fazer para se protegerem do novo coronavírus, além de outras doenças respiratórias?

O chefe do Serviço de Infectologia do HCFMB Dr. Alexandre Naime Barbosa apresenta, neste vídeo, as principais formas de prevenção, o fluxo de atendimento de casos suspeitos estabelecido pelo HCFMB e o uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), principalmente da máscara cirúrgica.

MUITO PRAZER, ESSES SOMOS NÓS!

Estamos na linha de frente dessa batalha, mas esta luta também é sua!

Neste tempo de pandemia, utilizamos semanalmente cerca de 9.000 máscaras triplas, 300 máscaras N95, 1.500 aventais descartáveis e 120 mil pares de luvas. Em uma rotina normal de trabalho, estas seriam a quantidade de EPIs utilizados em todo o mês.

Faça sua parte: fique em casa e, se puder, contribua com o HCFMB. Sem luta, não há vitória!

“Coragem não é a ausência do medo, mas o triunfo sobre ele.” (Nelson Mandela)

Você pergunta, o HC responde!
Queremos agradecer a todos que enviaram suas perguntas sobre o novo coronavírus pelas nossas redes sociais (Facebook e Instagram) e quem responde as dúvidas é o Dr. Carlos Magno Castelo Branco Fortaleza, médico infectologista do HCFMB e membro do Centro de Contingência do COVID-19 no Estado de São Paulo. Confira!

No dia 5 de maio, lembramos o Dia Mundial de Higienização das Mãos. Se este gesto de cuidado e proteção já era muito importante, nestes tempos de pandemia se tornou fundamental para a prevenção de contágio do novo coronavírus.

A higienização se tornou uma das armas primordiais deste combate, mas você sabe como usá-la de forma correta? É o que o HCFMB mostra nestes dois vídeos:

Higienização das mãos com água e sabão

Higienização das mãos com álcool gel

Você trabalha em lugares que não são diretamente ligados à assistência à Saúde? Quer saber quais são os riscos e como se prevenir do novo coronavírus em seu ambiente de trabalho? Como higienizar suas mãos de forma correta?

O vice-coordenador do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia e Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (NHE/CRIE) do HCFMB Dr. Sebastião Pires Ferreira Filho apresenta algumas orientações importantes sobre este assunto.

O chefe do Serviço de Infectologia do HCFMB Dr. Alexandre Naime Barbosa orienta, neste vídeo, as formas de prevenção da doença, como buscar informações confiáveis sobre a pandemia, fugindo das “fake news”, e o que fazer se apresentar algum sintoma.

O Superintendente do HCFMB Dr. André Balbi esclarece, neste vídeo, boatos relacionados ao coronavírus e o Hospital das Clínicas de Botucatu.

A Diretora de Assistência do HCFMB, Dr.ª Erika Ortolan, explicou, em 17 de março, na primeira edição do Tem Notícias (TV Tem – afiliada Rede Globo) as medidas de redução de atendimento do HC como medida de prevenção do novo coronavírus. Saiba mais clicando aqui!


O Infectologista do HCFMB Dr. Carlos Magno Fortaleza falou no dia 17 de março no programa especial da Globo Combate ao Coronavírus, sobre os aspectos gerais da doença e o uso de máscaras. Confira o vídeo clicando aqui!

Assista ao vídeo da série Sobre Saúde sobre o novo coronavírus, com a médica infectologista Dr.ª Letícia Lastória, coordenadora do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia (NHE) do HCFMB.

No combate à pandemia do novo coronavírus, as armas mais eficazes para os profissionais da Saúde, além da prevenção, são a paramentação adequada e a orientação correta para a realização de procedimentos nos pacientes.

Pensando nisso, o HCFMB preparou três tutoriais para o esclarecimento de dúvidas sobre estas situações.

Coronavírus e a Paramentação Adequada - Ventilação Espontânea

Coronavírus e a Paramentação Adequada - Ventilação Mecânica

Procedimento de Aspiração em Sistema Fechado