O Departamento de Auditoria e Informações em Saúde é um setor de apoio à Superintendência que orienta a tomada de decisões operacionais e estratégicas, por fornecer dados e informações de todo Complexo do HCFMB subsidiando o planejamento e a implantação de ações das diretorias e gerências. Atualmente, é composto por:
Núcleo de Produção – Responsável pela mensuração, controle e análise da produção hospitalar e ambulatorial do HCFMB;
Núcleo de Faturamento – Responsável pelo controle do faturamento SUS e Convênios, proveniente de toda assistência hospitalar e ambulatorial prestada ao paciente no HCFMB;
Núcleo de Custo Hospitalar – Responsável pelo controle e cálculo dos custos fixos e variáveis dos diversos setores (Centros de Custos) do HCFMB.
Núcleo de Gestão da Qualidade – Responsável pelo suporte ao desenvolvimento e implantação dos conceitos da Qualidade, usando como modelo os requisitos do Manual de Acreditação Hospitalar do Sistema Brasileiro de Acreditação/ONA, por meio de oficinas de Gestão por Resultados e Análise periódica de Indicadores de Processos, Estrutura e Resultados.
Principais atividades:
Elaborar relatórios de dados e outras informações do Complexo HCFMB conforme determinação da Secretaria Estadual de Saúde e Departamento Regional de Saúde (DRS);
Elaborar relatórios de produção, custo e faturamento específicos conforme determinação da Superintendência e Chefia de Gabinete do HC;
Auxiliar na definição de metas de produção do HCFMB estabelecidas no Contrato de Gestão (Plano Operativo);
Monitorar as metas estabelecidas e discutir os dados com a Superintendência, contribuindo com propostas de melhorias;
Auxiliar na elaboração, monitoramento e divulgação de dados e indicadores de áreas assistenciais e administrativas (painéis de indicadores);
Auxiliar na elaboração e monitoramento de dados e indicadores dos Serviços Médicos do HCFMB;
Fornecer dados e informações, com análise crítica sobre faturamento, custo e produção para gestores e áreas internas do Complexo HCFMB;
Checagem e faturamento das internações, procedimentos, uso de OPME, cirurgias e exames do complexo HCFMB dos convênios e sobretudo do SUS;
Orientação às áreas assistenciais quanto ao correto preenchimento de laudos, lançamentos e agendamentos que visem gerar informações para o faturamento;
Apuração do Custo Total do HCFMB, por área hospitalar e Centros de Custo. Apresentação e discussão dos conceitos e análise crítica de Custo Hospitalar.
Diretora do Departamento de Auditoria e Informações em Saúde
Patrícia Guarnieri Frazão
E-mail: patricia.guarnieri-frazao@unesp.br
Telefone: 3811-6218 – 137 / 194