Comissão de Captação de Recursos Externos

O superintendente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) Dr. André Balbi, criou, em abril de 2017, o Grupo de Trabalho para Captação de Recursos Externos para o Complexo HCFMB, através da Fundação para o Desenvolvimento Médico Hospitalar (Famesp).

Este Grupo atua no desenvolvimento de estratégias e projetos que favoreçam o HCFMB, principalmente em projetos assistenciais, que envolvam humanização e benefícios aos pacientes do Hospital.

Em 2018, o Grupo de Trabalho passa a ser chamado de Comissão de Captação de Recursos Externos.

Composição atual da Comissão (desde maio de 2021):

Presidente: Augusto Cesar Albano
Vice-Presidente: Luiz Aurélio Pagani
Secretária: Karina A. Batista da Silva Freitas
Membros:
Bruna Carla Fioruci
Ednilson de Andrade Guassu
Luis Fernando Rodrigues
Rafael Athanázio
Silvio Henrique Tomaz


Doe seu Tempo!

Desde 03 de maio de 2012, é permitido e regulamentado o serviço voluntário no HCFMB, nos termos da Lei Federal 9.608/98 e Lei Estadual 10.335/99, artigo 2º.
O serviço voluntário será prestado no âmbito do HCFMB por qualquer cidadão maior de dezoito anos, inclusive aposentados da própria Instituição.

Conheça um pouco mais sobre a regulamentação para prestação de serviços voluntários no HC!

Portarias de Regulamentação:
Atividade de Ações Sociais Voluntárias no âmbito do HCFMB
Prestação de serviço voluntário no âmbito do HCFMB

Projetos em Andamento no HCFMB

Grupo Sempre Viva


O Grupo Sempre Viva foi criado em 1997 com o objetivo de promover ações de assistência no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB). O médico cardiologista e professor emérito da FMB, Dr. Eder Trezza (in memoriam) foi o idealizador do Grupo.

Objetivos:
– Colaborar para o bem estar dos doentes
– Promover ações que amenizem a estadia dos doentes no hospital
– Oferecer suporte material para estes objetivos
– Colaborar para a melhora das condições de trabalho dos funcionários do hospital

Além de leitura para crianças internadas, cortes de cabelos, atividades culturais e oficinas artesanais aos pacientes internados no HCFMB, o Grupo Sempre Viva idealizou, em 2006, a instalação de uma boutique beneficente, mantida dentro das dependências do Hospital. Com o trabalho voluntário de cerca de 40 pessoas, entre atendentes, artesãs e administradores, a boutique vende produtos produzidos pelos voluntários, visando sempre beneficiar os pacientes e auxiliar na qualidade dos atendimentos.

Contatos:
Endereço: Caixa Postal 535, CEP 18618970, Botucatu-SP
Telefones: (14) 3882-2274 (Sueli)
Facebook: Grupo Sempre Viva – HC Botucatu.

Médicos da Alegria – FMB

O projeto, criado no ano 2000 por graduandos da FMB, do Centro Acadêmico Pirajá da Silva (CAPS), tem por objetivo oferecer um ambiente menos ‘frio’ para crianças internadas no HCFMB. Através de visitas às enfermarias de Pediatria e Quimioterapia da unidade, os ‘médicos da alegria’ realizam brincadeiras e exibem pequenas montagens teatrais, apresentações de música, artes com balões, entre outras atividades. Ao todo, 120 alunos dos cursos de graduação da Unesp no campus de Botucatu participam do projeto. Há também médicos e funcionários da própria universidade. Para isso, participam de um curso de ingresso através do qual recebem noções lúdicas e de relacionamento com os pacientes. Às segundas-feiras, a visita ocorre no setor de quimioterapia do HCFMB e, toda quarta-feira, os “Médicos da Alegria” estão presentes na enfermaria de Pediatria.

Rede Viva Melhor

A Rede Viva Melhor é um programa vinculado à Vice-Reitoria e Pró-Reitoria de Extensão que envolve todas as unidades da Universidade Estadual Paulista. Criado em 2013, o foco de trabalho é a integração das comunidades internas e externas das unidades em atividades de divulgação do conhecimento e desenvolvimento de atitudes e habilidades que melhorem o bem estar e a convivência das pessoas com o meio ambiente.

Sendo um espaço de formação e divulgação do conhecimento, a Rede Viva Melhor trabalha com o auxílio de articuladores em cada uma das 34 unidades da Unesp, além da reitoria da universidade.

Algumas das ações propostas pelo programa consistem na realização de oficinas virtuais para capacitação da comunidade quanto a identificação de demandas e fomentar a discussão de propostas para melhoria do bem estar de alunos, servidores técnico-administrativos e professores.

Pastoral da Saúde Ecumênica

É uma Instituição Interdevocional coordenada pelo Núcleo Serviço Social do HC e tem, como objetivo, promover o crescimento espiritual e a fé nas vidas visitadas nos leitos, bem como aos seus familiares, sem a prática de proselitismo. Também proporciona momentos de atividade espiritual, buscando a socialização dos pacientes em meio ao tratamento hospitalar, atender as necessidades espirituais e materiais dos pacientes no período de hospitalização, prestar auxilio imediato, fundamentados no amor ao próximo.

Durante o ano, são realizadas diversas atividades com a participação de todos os voluntários (por exemplo, comemoração de datas festivas), com foco no âmbito social dos pacientes.

Clínica do Riso

É um grupo sem fins lucrativos, com intuito de levar atenção, alegria e minimizar o sofrimento momentâneo dos paciente e familiares. O grupo de aproximadamente 45 pessoas realiza mensalmente duas visitas no complexo hospitalar do HCFMB. Atendem a maioria das enfermarias e também incentivam a prática de doação de sangue. Há mais de 7 anos, o grupo entrega às crianças internadas cerca de 70 brinquedos nos períodos festivos.

Projeto Impactando Vidas

A principio, o grupo se formou em 2009 dentro da Igreja Evangélica Quadrangular, com o grupo de missões. A maioria que integrava o grupo era de jovens da igreja local e, nesse período, o Projeto era de um formato diferente do que é hoje. Já em 2011, com o nome de Projeto Impactando Vidas, o grupo se desvinculou da Igreja e assumiu o formato que é hoje: uma organização de voluntariado social sem fins lucrativos.
O objetivo central do projeto é apontar o reino de Deus e viver, na pratica, o evangelho que Jesus nos ensinou. O trabalho é apoiado em três bases: evangelismo criativo, arte do palhaço e ação social.
A principal visão é expressar a salvação através de Cristo em forma de amor, de um modo leve, simples, lúdico e criativo. Os valores se resumem em: amor ao próximo, ética, integridade, alegria, responsabilidade, criatividade, respeito, comprometimento e princípios cristãos.
Atualmente, trabalha-se mais com o arquétipo do palhaço dentro do Hospital (Unesp). As visitas se concentram aos domingos a tarde; porém, no segundo semestre de 2016, começou-se a fazer visitas durante a semana à noite.
Essas visitas dentro do Hospital ocorrem habitualmente na Enfermaria Pediátrica, Clínica Medica I e II, Ortopedia e, esporadicamente, outras Enfermarias.
Parceiros Sociais