Documentos da Qualidade do HCFMB – informação que gera saúde

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Diariamente, vários profissionais realizam diversas atividades em seus ambientes de trabalho e, para que estes processos sejam bem sucedidos, seguir orientações e normas se torna fundamental, e isto não é diferente quando se trata da assistência à saúde.

Pensando nisso, neste mês de maio, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) lançou o novo design da página de busca de documentos do Núcleo de Gestão da Qualidade (NGQ), pertencente ao Departamento de Auditoria e Informações em Saúde, para otimizar a busca e o acesso a esses arquivos. O site pode ser acessado clicando aqui.

Segundo Dr.ª Maria Regina Pires Uliana, diretora deste Departamento, os documentos orientam e determinam a condução dos processos do Complexo HC, a fim de manter as diretrizes estratégicas para um atendimento de qualidade e garantindo segurança ao paciente. “São padronizações, atualizadas de tempos em tempos, que mostram como a instituição oferece o atendimento ao paciente com diretrizes nas áreas assistenciais, administrativas e de apoio”, afirma.

Dentre os vários documentos existentes para normatização de processos, há dois tipos principais: os Protocolos e os Procedimentos Operacionais Padrão (POPs).

Os Protocolos promovem a padronização de condutas, servindo para dirigir, nortear e orientar as atividades, tornando o trabalho rápido e organizado dos pontos de vista da assistência, administrativo e apoio, além de organizar e facilitar a tomada de decisões. Já os POPs explicam, de forma sistemática e organizada, como executar tarefas ou atividades a partir da descrição de uma sequência detalhada de técnicas adotadas pelo Complexo HC. A padronização é baseada em estudos científicos, facilitando a rotina de trabalho.

Além da otimização do tempo na realização das atividades, existem outros benefícios com a utilização desses documentos no ambiente de trabalho. “Os resultados e a produtividade crescem, pode ocorrer redução de custos operacionais e ainda melhorar a qualidade na assistência, trazendo mais segurança ao paciente”, declara Dr.ª Regina.

A diretora relata que os benefícios da padronização dos documentos puderam também ser vistos na prática no HCFMB. “Lembramos que os documentos precisam seguir formatos preestabelecidos a partir de requisitos para certificações e, portanto, precisam passar pelo Núcleo de Gestão da Qualidade para assessoria na elaboração e validação”, finaliza.

Para obter mais informações, é necessário entrar em contato pelo telefone (14) 3811-6218 (ramais 142 ou 198) ou pelo e-mail qualidade.hcfmb@unesp.br.

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