A atuação fonoaudiológica no Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina de Botucatu surgiu da necessidade de atendimento multiprofissional inicialmente no setor da Otorrinolaringologia (Departamento de oftalmologia, otorrinolaringologia e cirurgia de cabeça e pescoço) com a primeira contratação em 1978 para as áreas de audiologia, linguagem infantil e voz. Posteriormente, outras áreas como a Neurologia e Pediatria também identificaram a necessidade de integração do Fonoaudiólogo em suas equipes. Esse modelo de atuação, vinculada aos departamentos médicos, se manteve por 36 anos.

Com a expansão no número de profissionais atuando nas distintas áreas da fonoaudiologia, houve a necessidade de maior organização das atividades deste profissional no Hospital das Clínicas. Em julho de 2014, a diretoria do HCFMB estabelece oficialmente a criação / organização do Serviço de Fonoaudiologia como um setor específico do Hospital, com uma atuação que abrange processos diagnósticos, realização de exames e reabilitação nos ambientes hospitalar e ambulatorial da população neonatal, infantil, adulta e geriátrica.

“Ser Fono é cuidar da comunicação em todas as etapas da vida. O fonoaudiólogo atua nos cuidados com bebês, crianças, jovens, adultos e pessoas idosas em diversos locais: escolas, hospitais, consultórios, clínicas e no SUS. Seus conhecimentos nas áreas da linguagem oral e escrita, fluência, motricidade orofacial, disfagia, voz e audição são importantes para a promoção da saúde e da qualidade de vida” (Conselhos de Fonoaudiologia)

O Serviço de Fonoaudiologia é formado por 12 profissionais especialistas que atuam em equipes interdisciplinares:

– Priscila Watson Ribeiro (Disfagia Adulto e Diretora do Serviço de Fonoaudiologia);
– Adriana Bueno Benito Pessin (Audiologia e Otoneurologia);
– Andréa Cristina Joia Gramuglia (Audiologia e linguagem infantil);
– Daniela Rodrigues Barros Giacobino (Disfagia adulto);
– Daniela Polo C. da Silva (Diagnóstico audiológico);
– Elaine Lara Mendes Tavares (Voz);
– Flávia Yuri Shimizu (Linguagem e motricidade infantil, audiologia);
– Georgea Espíndola Ribeiro (Audiologia);
– Giulia Ganthous (Linguagem infantil);
– Mariana Lopes Andreoli (Linguagem adulto);
– Priscila Suman Lopes (Audiologia);
– Silvia Aparecida Prodócimo Calore (Neonatologia).

O Serviço de Fonoaudiologia está localizado na Célula de Apoio 2 (antiga Endoscopia)

Telefone: (14) 3811-6563 – ramal 223
E-mail: fonohc@fmb.unesp.br