Gestão-da-Qualidade

O Núcleo de Gestão da Qualidade – NGQ foi criado pela Superintendência do HCFMB em março de 2017 com o propósito de ser apoio e assessoria às diversas áreas e setores do Complexo Autárquico HCFMB quanto a implementar diretrizes, conceitos e Ferramentas da Qualidade.

Dentre suas ações, estão o suporte ao desenvolvimento e implantação dos conceitos da Qualidade, usando como modelo os requisitos do Manual de Acreditação Hospitalar do Sistema Brasileiro de Acreditação/ONA, por meio de oficinas de Gestão por Resultados e Análise periódica de Indicadores de Processos, Estrutura e Resultados.

Política da Qualidade: Promover a cultura da qualidade focada na segurança da assistência e na excelência da prática assistencial. Considerar a qualidade como parte integrante de qualquer atividade, por meio da melhoria contínua dos processos e do sistema de gestão, assegurando a manutenção de programas de educação e aperfeiçoamento dos colaboradores. Implantar metodologia de gestão conforme ISO 9001/2015.

Ferramentas de Gestão: O NQG propõe conceitos da Gestão por Processos, por meio do Mapeamento de Processos, Sistema de Documentação e Sistema de Avaliação. Um dos focos de maior atenção tem sido a organização e assessoria na criação de documentos de Gestão como Normas e Rotinas, POPs e Protocolos. Estes, alinhados às diretrizes da Superintendência com seus parceiros e serviços, por meio da Aplicação da Metodologia de Gestão por Resultados.

Diretora do Núcleo: Maria Justina Dalla Bernardina Felippe
Assessor Técnico I em Saúde Pública: Tatiane B. Rossi Benvenutto (ramal 196)
Enfermeira: Simone C. Paixão D. Baptista (ramal 178)
Enfermeira Assistente: Maria Zoé Turchiari de Melo (ramal 202)

O Núcleo de Gestão da Qualidade está na área administrativa da Superintendência do HC, no piso inferior esquerdo, próximo ao Núcleo de Comunicação, Imprensa e Marketing.
Telefone: (14) 3811 6215