HCFMB inicia as atividades da Enfermaria de Cuidados Paliativos

0
1604

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) iniciou na manhã de hoje, 13, as atividades da Enfermaria de Cuidados Paliativos, local exclusivo para o acolhimento de pacientes sob cuidados paliativos, além de seus familiares.

São considerados cuidados paliativos os cuidados assistenciais oferecidos aos pacientes que tenham doença fora das possibilidades de cura, visando melhor qualidade de vida através da prevenção e alívio do sofrimento imposto pela doença.

O evento, realizado no Anfiteatro da Patologia “Prof. Emérito Marcello Fabiano de Franco” reuniu representantes do HCFMB, da FMB, da Famesp, do Rotary Internacional e demais servidores do Complexo Autárquico HCFMB.  Fizeram o uso da palavra o Superintendente do HCFMB, Dr. André Balbi; a Diretora de Assistência, Dra. Érika Ortolan; a responsável pelo Serviço de Cuidados Paliativos, Dra. Thays Antunes Silva; a Vice-Diretora da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB/Unesp), Profª Associada Jacqueline Caramori; o Chefe do Departamento de Clínica Médica, Dr. Marcos Ferreira Minicucci; o Presidente 2019/2020 do Rotary Club de Botucatu Cuesta, Rafael Athanázio; o Governador 2019/2020 do Distrito 4621 do Rotary Internacional Alziro Kuhne de Oliveira e a escritora e médica especialista em Cuidados Paliativos, Dra. Ana Cláudia Quintana Arantes.

Dr. André Balbi destacou a importância do início das atividades da Enfermaria de Cuidados Paliativos e a parceria com o Rotary Internacional. “Hoje iniciamos uma nova caminhada. Uma das minhas metas de gestão é a humanização do HC, e com ela, a consolidação e o crescimento do Serviço de Cuidados Paliativos. Minha imensa admiração por estas pessoas tão raras e do bem, como o Dr. Henrique Takase e nossos parceiros do Rotary, que acreditaram que este projeto poderia ser realizado. Muito obrigado a todos pelo envolvimento e dedicação. Agradeço ao nosso HC, que tanto nos fortalece”, disse.

Dra. Thays Antunes Silva, responsável pelo Serviço de Cuidados Paliativos do HC, comentou a concretização de um sonho. “Minha profunda gratidão a todos que andam ao nosso lado por esse caminho de realização. O propósito de tudo isso é um só: o paciente”, afirmou.

Em sua fala, Rafael Athanázio, Presidente do Rotary Club de Botucatu Cuesta, homenageou os parceiros do Rotary Internacional e as pessoas que sonharam com a realização da nova enfermaria. “É uma honra fazer parte da implantação da primeira Enfermaria de Cuidados Paliativos de um hospital público do interior do estado de São Paulo. Nestes dias de convivência com a equipe, aprendi que às vezes, não podemos tratar a doença, mas temos o dever de tratar o ser humano. Agradeço ao esforço de todos os meus companheiros do Rotary pelo esforço, apoio e colaboração, pois sem vocês, não estaríamos aqui hoje. Lembrando que é necessário sempre dar de si, antes de pensar em si”.

A médica especialista em Cuidados Paliativos, Dra. Ana Cláudia Quintana Arantes, explanou sobre sua experiência e elogiou a implantação da enfermaria no HC. “Tenho certeza que Botucatu será referência no Brasil com este serviço, que é totalmente voltado ao paciente e seus familiares. O investimento no ensino de cuidados paliativos é essencial para os futuros médicos da FMB. Estou orgulhosa do trabalho de vocês e é uma honra participar deste momento. Obrigada”, finalizou.

Sobre a Enfermaria de Cuidados Paliativos

Com apoio do Rotary Internacional, que destinou um subsídio no valor de 34 mil dólares (aproximadamente R$ 137 mil reais), o HCFMB realizou a implantação da Enfermaria em um espaço totalmente reformado e privilegiado. Sua estrutura conta  com sete quartos individuais e varandas de uso comum, que incentivam à família ao diálogo, aproximação e cumplicidade.

A enfermaria conta com equipe multiprofissional especializada na área, que atuará junto aos pacientes e acompanhantes, de acordo com as necessidades específicas de cada família.

O subsídio foi solicitado à Fundação Rotária por intermédio dos seguintes clubes: Rotary Club de Botucatu Cuesta, Rotary Club de Botucatu, Rotary Club de Botucatu Norte e Rotary Club de Botucatu Bons Ares. Após análise da Fundação Rotária nos EUA e confirmação do parceiro internacional Rotary Club of Kolhapur – Heritage (Índia). A aprovação do subsídio permitiu a implantação de um serviço de atendimento especializado e diferenciado para a população atendida pelo HCFMB, visando o bem estar dos pacientes durante este período tão delicado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here