HCFMB promove 1º módulo de curso de Endoscopia Terapêutica

0
570

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) realizou, no final de abril, o primeiro módulo do curso avançado de Endoscopia Terapêutica, por meio do Serviço de Endoscopia Diagnóstica e Terapêutica e do Núcleo de Eventos Científicos do Departamento de Gestão de Atividades Acadêmicas (DGAA), com o tema Mucosectomia e ESD.

Este curso tem o apoio da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED), do Centro de Informática Médica (CIMED) do HC, da Diretoria Técnica de Informática (DTI) da FMB e de empresas parceiras.

O Anfiteatro da Patologia recebeu abordagens teóricas sobre as principais indicações e técnicas endoscópicas de Mucosectomia e ESD, ministradas pelo responsável médico da Endoscopia do HCFMB, Dr. Cássio Vieira de Oliveira, e pelo endoscopista convidado Dr. Antônio Carlos Coelho Conrado, de Recife (PE).

A Diretora de Assistência do HCFMB, Dra. Erika Ortolan, comentou a realização do curso. “É um trabalho de muita união dentre os membros desta equipe. A cada ano, o Serviço avança cada vez mais. O curso era um sonho antigo que se torna realidade, graças ao trabalho de todos os parceiros”, disse.

Dr. Cássio ressaltou a importância de difundir o conhecimento na área. “Espero que aproveitem o curso, não só neste módulo, mas nos próximos que virão. A Endoscopia evoluiu muito ao longo dos anos e tenho certeza de que progredirá ainda mais”, afirmou.

Já Dr. Conrado destacou a importância do aprendizado destas técnicas pelos inscritos. “Minha expectativa é que, ao término deste curso, todos estejam aptos a implantar a técnica de ESD, e colocar este procedimento – complexo, mas não difícil – em suas práticas diárias”, comentou.

Após as aulas, os médicos e residentes presentes se dirigiram ao Auditório do Hemocentro, para a discussão de casos clínicos transmitidos ao vivo do setor de Endoscopia do Hospital. Segundo os organizadores, este foi o primeiro procedimento endoscópico com a técnica de Dissecção Endoscópica Submucosa (ESD) realizado no HCFMB.

O curso terá continuidade nos dias 25 e 26 de maio, com o tema “Principais Urgências / Emergências no Plantão de Endoscopia Digestiva”, com a presença do médico endoscopista e membro do Conselho Fiscal da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED), Dr. Dalton Chaves. As inscrições para o próximo módulo serão abertas nos próximos dias. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (14) 3811-6160.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here