HCFMB promove I Simpósio de Disfagia e Terapia Nutricional

0
726

No dia 27 de março, o Anfiteatro da Patologia da FMB recebeu enfermeiros, fonoaudiólogos, nutricionistas, fisioterapeutas e outros profissionais da equipe multiprofissional para o I Seminário de Disfagia e Terapia Nutricional, organizado pelo Serviço de Fonoaudiologia e pelo Núcleo de Eventos Científicos do Departamento de Gestão de Atividades Acadêmicas (DGAA) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB).

O simpósio contou com a apresentação de casos clínicos e discussão sobre as implicações da Disfagia Orofaríngea no Acidente Vascular Cerebral (AVC) e na doença de Parkinson. Também foram levantadas questões relacionadas à identificação, avaliação e conduta fonoaudiológica e nutricional para indicação e retirada da via alternativa de alimentação.

Fonoaudióloga do HCFMB e uma das palestrantes do evento, Daniela Rodrigues Barros Giacobino explica que a disfagia consiste em qualquer alteração que o paciente venha a ter no trajeto do alimento da boca até o estômago, e isso pode desencadear em algumas complicações. “A disfagia pode ser o primeiro sintoma de uma doença de base e acarretar complicações pulmonares, de desidratação, desnutrição e até mesmo levar a óbito. Por isso, o diagnóstico é muito importante e este tema precisa ser amplamente abordado nas discussões multiprofissionais”.

Já a nutricionista do Hospital Daniela Salate Biagioni Vulcano afirmou que o tema do evento é uma realidade efetiva do Ambulatório de Terapia Nutricional e Disfagia, realizado em conjunto com a fonoaudiologia. “Trabalhamos numa equipe multidisciplinar e, diante das realidades que vivemos semanalmente, surgiu a ideia de trazer alguns casos clínicos da nossa realidade para o evento”.

A diretora do Serviço de Fonoaudiologia do HCFMB, Priscila Watson Ribeiro, ressaltou que o dia 20 de março é marcado como o Dia de Atenção à Disfagia, instituído pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia em 2010, e o evento no HC fez parte da divulgação nacional sobre as implicações e possíveis complicações da disfagia. “Nosso maior objetivo foi promover a discussão deste tema, relacionando as evidências científicas e a experiência clínica de, pelo menos, dez anos de parceria entre Fonoaudiologia e Terapia Nutricional. A ideia é organizar eventos anuais sobre o assunto, ampliando a discussão com outros membros da equipe multiprofissional”, finaliza.

Núcleo de Comunicação, Imprensa e Marketing HCFMB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here