HCFMB realiza II Congresso Médico Acadêmico de Acupuntura e Homeopatia

0
73

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) recebeu, na noite da última sexta-feira, 8, o II Congresso Médico Acadêmico de Acupuntura e Homeopatia. O evento, organizado pela Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB/Unesp), pelo Departamento de Gestão de Atividades Acadêmicas (DGAA) e pelo Serviço de Acupuntura e Homeopatia do HC, foi realizado no Salão Nobre da FMB.

A mesa de abertura foi composta pelo Superintendente do HCFMB, Dr. André Balbi; pela Diretora da FMB, Prof.ª Maria Cristina Pereira Lima (Kika) e pelas coordenadoras do Congresso, Dr.ª Renata Lemonica e Dr.ª Maria Doris Bedoya Henao. 

Dra. Renata agradeceu todos os presentes e disse ser uma satisfação pessoal poder tratar dessas áreas da medicina. “Falar abertamente sobre acupuntura e homeopatia seria inimaginável alguns anos atrás. É uma abertura progressiva, recente, mas muito ampla. Os profissionais de saúde vêm se mostrando cada vez mais interessados em saber sobre essas práticas integrativas”, afirmou. 

Já Dra. Doris falou da concretização de um sonho ao realizar o Congresso. “Hoje a gente vê que a acupuntura e a homeopatia são acolhidas pela ciência, sobretudo com grandes trabalhos. Estamos à disposição para esclarecer qualquer assunto dentro da área”, disse.

A Professora Maria Cristina Pereira Lima, Diretora da FMB, lembrou que, quando ainda era estudante de medicina, práticas como a acupuntura e a homeopatia eram consideradas alternativas. “Agora como Diretora eu agradeço a oportunidade de os alunos poderem debater de forma mais ordenada e sistemática estes temas”, contou.

Dr. André Balbi, superintendente do HCFMB, citou a importância do Serviço e de práticas integrativas para a FMB e para o Hospital. “Estes são temas diferentes. E, como somos um Hospital referência, precisamos de ações diferentes, de atividades complementares”, disse. 

Após a mesa de abertura, a pianista e musicoterapeuta Cristina Andreatti promoveu uma apresentação de músicas clássicas.

Congresso
Dra. Renata Lemônica apresentou um histórico do Departamento de Homeopatia do HCFMB, a área de atuação e perfil dos pacientes, avanços e panorama da homeopatia no Brasil e no mundo. 

“Temos um trabalho de mais de 20 anos dentro do HCFMB e que também desponta no cenário brasileiro. Existem poucos serviços como o nosso, e com todo esse espaço para divulgar o conhecimento acadêmico”, salientou. 

Já Dra. Doris Doris contou parte de sua trajetória profissional, da importância da disciplina e citou o aumento progressivo do interesse dos estudantes da graduação e da pós-graduação em assuntos como a acupuntura e a homeopatia. 

“A pesquisa também cresce. E principalmente o número de pacientes aderindo a estes tratamentos, que possuem menos efeitos colaterais e um custo mais baixo”, esclarece.

Tadeu Nunes – 4toques Comunicação 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here