HCFMB realiza o segundo mutirão de exames de histeroscopia

0
264

Visando a conscientização e a promoção da saúde da mulher em mais uma ação realizada durante o Outubro Rosa, a Diretoria de Assistência do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), a disciplina de Ginecologia da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB) e os setores de Endoscopia Ginecológica e Oncoginecologia do HCFMB realizaram nos dias 30 e 31 de outubro o segundo mutirão de exames de histeroscopia, conhecidos também como endoscopia ginecológica.

Segundo a responsável pelo Serviço de Histeroscopia do HCFMB, Dra. Flávia Neves Bueloni, cerca de 35 mulheres com indicação específica participaram do mutirão e realizaram o exame. “Nosso objetivo é não só orientar as mulheres sobre a prevenção do câncer de mama, mas também sobre os cuidados com a saúde feminina de maneira geral. A prevenção já demonstrou ser uma poderosa ferramenta além de apresentar excelente relação custo-benefício na promoção da saúde e bem-estar das mulheres”, diz.

A proposta desta iniciativa é alertar as mulheres sobre possíveis sangramentos que possam ocorrer no período após a menopausa. O exame de histeroscopia diagnóstica visa identificar eventuais doenças na cavidade do útero, com foco nas alterações que levam ao sangramento uterino anormal, especialmente após a menopausa, período que destaca o diagnóstico precoce do câncer de endométrio.

A segunda edição do mutirão contou com o apoio da Sociedade de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo (SOGESP), representada pelo presidente regional Dr. José Roberto Salina. Foi realizado também o 1° Curso de Princípios Básicos e Aplicabilidade da Histeroscopia Ambulatorial, com atividades práticas e teóricas para cerca de 15 médicos da região.

 

“O objetivo deste curso é complementar a capacitação de outros profissionais para a realização do exame de histeroscopia, tornando cada vez mais acessível este procedimento minimamente invasivo, beneficiando o maior número de mulheres possível em nossa região”, completa o Prof. Dr. Daniel Spadoto Dias, um dos responsáveis pela organização do evento.

O mutirão contou também com a organização do responsável médico da Endoscopia do HCFMB, Dr. Cássio Vieira de Oliveira; dos médicos assistentes Dr. Nilton José Leite; Dr. Gustavo Filipov Peres; Dr. Leonardo Vieira Elias; Dr. Flávio Ferreira Fernandes e Dr. Rodrigo Takeshi Chihara, além das das enfermeiras técnicas responsáveis Tatiane Santa Rosa Diniz, Nilva Moraes e Ana Paula Gea. A empresa E. Tamussino, representante da fabricante alemã Richard Wolf no Brasil, forneceu como patrocínio o apoio técnico e os materiais necessários para execução dos exames.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here