Hospital-Sentinela

Desde 2001/2002, a ANVISA criou e implementou o Projeto Hospitais Sentinela (PHS), que compreende uma rede integrada de hospitais terciários distribuída em todo o território nacional, com o objetivo de obter informações qualificadas a respeito do desempenho dos produtos de saúde usados no país, garantindo assim maior qualidade e segurança aos pacientes e aos profissionais da área da saúde. O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) é integrante da rede de Hospitais Sentinela desde seu início, em 2002.

Equipe

Gerente de Risco
Prof.ª Dra Silvana Andréa Molina Lima

Enfermeira
Simone Fernanda Gonçalves

Secretária
Juliana Gonçalves Guimarães

Assessoria Técnica das áreas:
Seção de Farmácia, Engenharia Clínica, Setor de Manutenção, Seção de Suprimentos, CCIH, Seção Técnica de Informática, Comissão de Avaliação Técnica da Qualidade e Padronização de Materiais Médico-Hospitalares, Seção de Materiais e Hemocentro.

1. Programa Sentinelas em Ação

Em 2007, teve a parceria da ANVISA e Hospital Sírio Libanês para transmissão à distância, por videoconferência ou videostreaming, de programa semanal “sentinelas em Ação” com assuntos relacionados à Rede Sentinela, inovando e incorporando novas tecnologias para a disseminação do saber em saúde. O HCFMB, como integrante da Rede Sentinela, também participa deste evento. As Palestras do Programa são transmitidas por videoconferência, todas as terças-feiras, das 11h às 12h, no DGAA.

2. Curso de Extensão: Saúde Baseada em Evidências
2007/2008 – 1º Curso à distância de “Saúde Baseada em Evidências”, uma parceria da ANVISA com o Hospital Sírio Libanês e o Centro Cochrane do Brasil.
2008/2009 – 2º Curso à distância de “Saúde Baseada em Evidências”, uma parceria da ANVISA com o Hospital Sírio Libanês e o Centro Cochrane do Brasil.
2010 – 3º Curso à distância de “Saúde Baseada em Evidências”, uma parceria da ANVISA com o Hospital Sírio Libanês e o Centro Cochrane do Brasil.
2011 – 4º Curso à distância de “Saúde Baseada em Evidências”, uma parceria da ANVISA com o Hospital Sírio Libanês e o Centro Cochrane do Brasil.

Formulários de Notificações

Os formulários de Notificações abaixo também estão disponíveis nas unidades do HC/FMB e na Secretaria do Projeto Hospitais Sentinela.

FICHA DE NOTIFICAÇÃO DE OCORRÊNCIAS (Formato PDF)

PROTOCOLO DE NOTIFICAÇÃO DE REAÇÃO ADVERSA A MEDICAMENTO (RAM) (Formato PDF)

PROTOCOLO DE NOTIFICAÇÃO DE INEFICÁCIA TERAPÊUTICA (Formato PDF)

FORMULARIO ERRO DE MEDICAÇÃO (Formato PDF)

Telefone: (14) 3811-6563
E-mail: sentinel@fmb.unesp.br