É permitido um acompanhante para os pacientes menores de 18 e maiores de 60 anos.

Somente serão permitidos acompanhantes com idade igual ou superior a 18 anos.

O Hospital fornece 5 refeições diárias aos pacientes, de acordo com a dieta prescrita pelo médico ou nutricionista, adequada ao seu tratamento e servidas na própria unidade de internação em horários pré-determinados.

Os acompanhantes têm direito a 3 refeições: desjejum, almoço e jantar, servidas na própria unidade de internação.

É proibida a entrada de alimentos em qualquer unidade de internação ou em outras dependências deste Hospital.

O atendimento ao paciente é feito pelo médico responsável em períodos determinados. Todas as unidades mantêm uma equipe de médicos plantonistas e de Enfermagem 24 horas por dia. Para solicitar auxílio, acione a campainha e, quando tiver alguma dúvida sobre a assistência, converse com o enfermeiro.

Você deve, quando necessário, solicitar atestado médico ao médico da Unidade no período de internação ou de alta.

Antes de deixar o Hospital, aguarde as orientações da equipe de Enfermagem sobre curativos, medicamentos, repouso, etc. Verifique também se não está esquecendo algum pertence ou exame.

A saída deverá ser feita pela Central de Recepção e Altas.

  • Receber informações claras, objetivas e compreensíveis sobre seu estado, ações diagnósticas e tratamento a que vai ser submetido.
  • Ser devidamente orientado e treinado, se necessário, sobre como conduzir seu tratamento após a alta, recebendo instruções e esclarecimentos médicos claros, escritos de forma legível, a fim de buscar sua cura, reabilitação, além da prevenção de complicações.
  • Respeitar a proibição de fumo nas dependências do Hospital, proibição esta extensiva aos seus acompanhantes.
  • Respeitar a privacidade dos demais pacientes internados no Hospital.
  • Deixar seus pertences pessoais com pessoa de sua confiança, sendo vedada a qualquer profissional deste Hospital a guarda de tais bens (joias, carteiras, documentos, etc.).
  • Não retirar o enxoval do Hospital.
  • Não circular pelos corredores ou outras unidades de internação desnecessariamente.
  • Colaborar com a manutenção da limpeza do quarto.
  • Utilizar os aparelhos sonoros com o volume baixo, respeitando os outros usuários.
  • Manter silêncio.

O que você deve trazer?

Objetos de higiene pessoal, chinelo, peças íntimas e uma muda de roupa para o dia da alta. Você também pode trazer seu aparelho de rádio ou TV; apenas verifique antes se não há algum no quarto, pois não há espaço físico e tomada para mais de um equipamento.

Os materiais utilizados são descartáveis, os equipamentos e instrumentos não individualizados são rigorosamente esterilizados e manipulados segundo normas de higiene e prevenção, a fim de garantir a sua segurança durante o tratamento.

Lembramos que nenhum equipamento médico, soros ou outros materiais devem ser manipulados pelos pacientes, visitantes ou acompanhantes.

  • Não entrar nas unidades de internação pessoas com resfriado, dor de garganta, portadoras de doenças transmissíveis como gripe, conjuntivite, febre de qualquer natureza ou suspeita de infecção.
  • Não entrar no prédio utilizando bonés, chapéus e capacetes que ocultem a face.
  • Solicitar ao médico informações sobre o estado do paciente, ações diagnósticas e tratamento a que será submetido, em horários destinados a informações.
  • Lavar as mãos antes e depois do contato com o paciente.
  • Colaborar com a manutenção da limpeza do quarto.
  • Não sentar no leito do paciente.
  • Não circular pelos corredores ou outras unidades de internação, desnecessariamente.
  • Não fornecer água ou alimentos ao paciente, sem autorização do médico ou da equipe de Enfermagem.
  • Respeitar os horários para visita e troca de acompanhantes.
  • Deixar a etiqueta de identificação sempre visível.
  • Manter silêncio.
  • Utilizar sempre a etiqueta de identificação fornecida pela recepção.

Importante: O HCFMB não se responsabiliza por pertences de pacientes, acompanhantes ou visitantes. Assim, cuide de seus pertences e evite trazer objetos de valor!

Diariamente, são permitidas visitas em horários determinados para cada unidade de internação, conforme segue:

Enfermarias
Cardio-Tórax: das 16h às 19h*
Clínica Médica I (leitos de UTI): das 16h às 17h**
**se for internação por Covid, não tem visita
Clínica Médica I: das 16h às 19h*
Convênios: das 16h às 19h*
Cuidados Paliativos: das 16h às 19h (um acompanhante e uma visita)
Dermatologia: das 16h às 19h*
Gastrocirurgia: das 16h às 19h*
Ginecologia: das 16h às 19h*
Moléstias Infecciosas: das 16h às 19h
Neurologia: das 16h às 19h*
Obstetrícia / Maternidade: das 16h às 19h*
Oftalmologia: das 16h às 19h*
Ortopedia: das 16h às 19h*
Pediatria: das 16h às 19h
Psiquiatria: das 16h às 19h*
Transplante Renal: das 16h às 19h*
Urologia: das 16h às 19h*
Vascular: das 16h às 19h*

*se tiver acompanhante, não tem visita

PSs

Pronto Socorro Referenciado
Alas Amarela, Azul, AVC e Pediatria: das 20h às 21h
Observação, Ala Verde e Emergência: das 16h às 17h

Pronto Socorro Adulto: das 14h às 15h

Pronto Socorro Pediátrico: das 13h30 às 14h

UTIs

UTI Cardiológica: das 17h15 às 18h15
1 visitante/dia

UTI Cirúrgica: das 11h às 11h30 / das 15h30 às 16h20
1 visitante por horário

UTI Neurológica: das 11h30 às 11h55 / das 16h30 às 17h20
1 visitante por horário

UTI Neonatal
Visita somente de pai e mãe

UTI Pediátrica: das 11h às 12h / 16h às 17h
Visita somente pai e mãe

Cada paciente, com exceção daqueles internados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), tem direito a receber 2 visitantes ao mesmo tempo, com limite de 4 pessoas/dia. Para pacientes em quartos de isolamento, será permitida a entrada de 2 visitantes por dia, sendo 1 por vez.

Para visitas a pacientes internados no prédio central do HCFMB, o visitante, ao chegar na portaria do Boulevard, deverá apresentar um documento oficial com foto para identificação no Sistema de Acesso e, após, receberá um crachá para acesso à Enfermaria ou UTI solicitada.

O cadastro será realizado uma única vez e ficará registrado permanentemente, sendo utilizado nas visitas futuras. Ao finalizar a visita, deverá devolver o crachá em urna das catracas de saída do Boulevard. Somente serão liberadas novas visitas quando o sistema acusar a saída do visitante anterior.