Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde (Nats)

No ano de 2009, a partir de um edital de Chamada Pública do Departamento de Ciência e Tecnologia – DECIT/MS para Hospitais de Ensino, o HCFMB teve sua proposta selecionada para a criação do seu Núcleo de Avaliação de Tecnologia em Saúde – NATS, passando a integrar a Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde (REBRATS).

Integrante da estrutura do DGAA, o NATS do HCFMB tem como objetivo introduzir e disseminar a cultura sobre avaliação de tecnologias em saúde (ATS) na Instituição e no âmbito da SES-SP.

O que é Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS)?

A ATS é o processo contínuo de análise e síntese dos benefícios para a saúde, das consequências econômicas e sociais do emprego das tecnologias, considerando os seguintes aspectos: segurança, acurácia, eficácia, efetividade, custos, custo-efetividade e aspectos de equidade, impactos éticos, culturais e ambientais envolvidos na sua utilização.

O papel da ATS é fornecer para os tomadores de decisão uma análise impessoal, baseada na melhor evidência científica disponível acerca das tecnologias de saúde que são utilizadas na prática clínica, com um entendimento das implicações econômicas, ambientais, sociais, políticas e legais para a sociedade e para a instituição.

 O que é Tecnologia em Saúde?

 O termo “Tecnologia de Saúde” aplica-se a todos os meios utilizados para promoção, prevenção e tratamento de doenças, podendo ser:

  • medicamentos;
  • materiais médico-hospitalares;
  • equipamentos e procedimentos;
  • sistemas organizacionais, educacionais, de informações e de suporte;
  • programas e protocolos assistenciais.

 

– Receber e divulgar as informações sobre avaliação de tecnologias em saúde (ATS) para e-mail dos profissionais e no site do HCFMB.
– Atualizar as informações do site do NATS-HCFMB e do Núcleo de Pareceres Técnicos do DGAA.
– Elaborar e controlar o fluxo de solicitações e emissão de pareceres técnico-científicos.
– Auxiliar na elaboração de pareceres técnico-científicos e outras demandas de ATS, mediante solicitação do HCFMB e Ministério da Saúde.
– Criar banco de dados de profissionais da saúde do HCFMB e FMB para identificação de pesquisas em ATS.
– Cadastrar as pesquisas realizadas no âmbito do HCFMB e FMB junto ao SISREBRATS.
– Desenvolver atividades educativas para alunos e profissionais de saúde do HCFMB e FMB via palestras e oficinas de trabalho, divulgando o NATS e técnicas para desenvolvimento de atividades de ensino/pesquisas voltadas à avaliação de tecnologias em saúde.
– Apoiar as atividades do Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde (NATS-HCFMB).

Parecer Técnico é o primeiro passo no processo de avaliação de demandas pela incorporação de novas tecnologias — ou de novas aplicações para tecnologias já existentes — no sistema de saúde.

O Núcleo de Parecer Técnico é responsável por centralizar todos os processos que envolvem avaliação de Tecnologias em Saúde ( ATS) no âmbito do HCFMB.

Documentos

Diretrizes Metodológicas: Elaboração de Pareceres Técnicos-Científicos

Clique nos links abaixa para obter os documentos.
(para utilizar os documentos abaixo é necessário ter o Adobe Reader instalado em seu computador)

Formulário de solicitação de PTC

Manual de elaboração de PTC

 

 

REPATS
Rede Paulista de Avaliação de Tecnologias em Saúde

REBRATS
A Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde (REBRATS) é uma rede de instituições que atuam com o objetivo de promover e difundir a Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) no Brasil. São princípios norteadores a qualidade e excelência na conexão entre pesquisa, política e gestão nas diversas fases de avaliação de tecnologias (incorporação, difusão, abandono), no tempo oportuno e no contexto para o qual a atenção é prestada.
http://rebrats.saude.gov.br
http://rebrats.saude.gov.br/diretrizes-metodologicas

CONITEC
Criada com a Lei nº 12.401, de 28 de abril de 2011, que dispõe sobre a assistência terapêutica e a incorporação de tecnologia em saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (CONITEC), órgão colegiado de caráter permanente, integrante da estrutura regimental do Ministério da Saúde, tem por objetivo assessorar o Ministério nas atribuições relativas à incorporação, exclusão ou alteração pelo SUS de tecnologias em saúde, bem como na constituição ou alteração de protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas.
http://conitec.gov.br

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu está localizado na avenida Professor Mário Rubens Guimarães Montenegro, s/n
Unesp Campus de Botucatu – CEP 18618-687 – Botucatu-SP

O Núcleo de Atividades de Tecnologia em Saúde está no Departamento de Gestão de Atividades Acadêmicas e está localizado no corredor central do HC (no antigo Laboratório de Informática Prof.ª Emérita Dináh Borges de Almeida), próximo ao Serviço Social e Boulevard.

Coordenadora
Silvana Molina

Telefone: (14) 3811-6426
E-mail: nats.hcfmb@unesp.br