Núcleo de Gestão de Atividades de Ensino

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu é uma autarquia da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo que recebe diferentes perfis de alunos, profissionais e outros visitantes, com interesse na realização de atividades acadêmicas ou de formação continuada em seus serviços.

Apresentação:

Núcleo de Gestão de Atividades de Ensino – NuGae do Departamento de Gestão de Atividades Acadêmicas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu.

Atribuição:

Dar suporte técnico e administrativo às atividades de ensino, profissionais e extensão; recebendo, organizando e mantendo o registro dessas atividades, visando o cumprimento das normas, regulamentos e decisões dos órgãos colegiados da Universidade e dos órgãos governamentais, com o compromisso de prestar atendimento de qualidade à comunidade interna e externa.

Objetivos:

• Proporcionar aos alunos, profissionais e visitantes a aproximação com a realidade profissional, visando o aperfeiçoamento técnico, social e científico de sua formação acadêmica;
  • Contribuir com a preparação dos alunos para o início de suas atividades profissionais, oferecendo-lhe integração a diversos cenários de prática, em conformidade com as diretrizes de seus cursos;
  • Complementar a formação dos estudantes, através do desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e competências relacionadas aos seus campos de atuação profissional;
  • Valorizar sua atuação acadêmica no cuidado humanizado e integral à saúde, de acordo com as diretrizes do Sistema Único de Saúde Nacional.
Visita Técnica no HCFMB
Segundo a Instrução Normativa nº 02 do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu, de janeiro de 2014, as Visitas Técnicas consistem na recepção de profissionais ou alunos de instituições externas, para fins de atualização técnico-científica, administrativas ou gerenciais, pelo prazo máximo de 30 dias (consecutivos ou alternados), sem prorrogação. Estas Visitas são organizadas pelo Departamento de Gestão de Atividades Acadêmicas (DGAA).
O HCFMB é um local de referência regional e nacional para a realização de Visitas Técnicas, que se apresentam como oportunidade para que alunos, profissionais ou empresas observem a rotina de diferentes unidades e serviços hospitalares. Tal interação proporciona o crescimento de todos os envolvidos, visto que a expectativa por conhecimento do visitante impulsiona a percepção crítica das rotinas dos setores que o recebe.

Como realizar a Visita Técnica (modelo)
Todos os interessados em realizar uma Visita Técnica no HCFMB devem encaminhar Ofício ou Carta de Solicitação de Visita Técnica para o DGAA, com antecedência de 40 dias, com os seguintes dados:
  • Data, Nome completo, CPF e RG do(s) aluno(s) ou profissional (is) interessado(s);
  • Local ou Instituição de Ensino a que pertence;
  • Período disponível (data e horário), com prazo de até 30 dias;
  • Objetivo da visita – ressaltando que se trata de um procedimento observacional;
  • Nome/cargo de quem se responsabilizará pelo visitante (quando houver).
A aceitação dependerá da disponibilidade do local de interesse e da indicação de um responsável pelo Setor/Unidade que monitorará as atividades do visitante.

Antes do início das atividades, os visitantes precisam comparecer ao DGAA do HCFMB, onde apresentarão cópias do CPF, RG e da Carteira de Vacinação atualizada, além de seguro de acidentes pessoais. A Visita Técnica, feita de modo organizado, torna-se um procedimento importante para os setores do Hospital e para os visitantes. “Nosso Hospital é um cenário único em nossa região. Desta forma, a Visita Técnica torna-se não somente uma vitrine dos nossos serviços, como também uma excelente oportunidade de interação com os visitantes, favorecendo a melhora contínua no atendimento de nossa população”.

Para saber mais informações, é necessário entrar em contato com o DGAA pelo telefone (14) 3811-6426 ou pelo e-mail: ensinodgaa@hcfmb.unesp.br

O Núcleo de Gestão de Atividades de Ensino pertence ao Departamento de Gestão de Atividades Acadêmicas e está localizado no corredor central do HC (no antigo Laboratório de Informática Prof.ª Emérita Dináh Borges de Almeida), próximo ao Serviço Social e Boulevard.

David Nicoletti Gumieiro
Docente da Faculdade de Medicina de Botucatu