Núcleo de Manutenção do HCFMB implanta processo de melhoria contínua

0
147

O Núcleo de Manutenção do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), responsável por toda a manutenção elétrica, hidráulica e predial da Instituição, implantou em sua nova gestão a prática do Ciclo PDCA, com o objetivo de melhorar a agilidade e qualidade dos serviços prestados em todas as áreas do Hospital.

Ciclo PDCA quer dizer em inglês PLAN – DO- CHECK – ACT, palavras que significam respectivamente PLANEJAR – FAZER – VERIFICAR – AGIR. Trata-se de uma técnica de gestão interativa, que tem como objetivo melhorar os processos de melhoria contínua da área.

Leonardo fala sobre a expansão da área de manutenção do HC

Segundo o responsável pelo Núcleo Leonardo Henrique Gabriel e Silva, a ideia da implantação desse método surgiu da necessidade de diminuir o tempo entre a abertura das ordens de serviço até a chegada do técnico. “Para otimizar esse fluxo, resolvemos liberar as ordens várias vezes ao dia, agilizando o atendimento aos setores”, explica.

Neste processo, as ordens de manutenção passaram a ser conferidas individualmente, para que toda ação seja feita da maneira correta, minimizando perdas. Vistorias prévias foram programadas nos setores que demandam maior número de solicitações, diminuindo assim o número de chamados por problemas recorrentes.

Parte da equipe de manutenção do HCFMB

De acordo com Leonardo, o acompanhamento e o desenvolvimento dessas ações permitem que o Núcleo de Manutenção do HCFMB continue realizando melhorias no Complexo. ”Além de identificar, prevenir as ações de manutenção e estabelecer análises de processo, conseguiremos gerar uma economia de cerca de 30% da verba total destinada à área. O avanço da área é fundamental para a continuidade do nosso trabalho”, finaliza.

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here