Outubro Rosa é marcado por atividades no Complexo HC

0
53

Desde a década de 1990, outubro é conhecido mundialmente como um mês marcado por ações de conscientização e combate ao câncer de mama, em um movimento conhecido como Outubro Rosa. O Complexo Autárquico do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) promoveu, durante todo o mês, diversas atividades sobre o tema.

O primeiro dia do mês foi marcado por uma caminhada de conscientização, com saída em frente à Superintendência do HCFMB e percorrendo diversos locais do Câmpus, além da apresentação, na lanchonete do Ambulatório de Especialidades, do projeto “Ventre Vida”, mantido pela Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (Famesp).

No dia 15, a Unidade de Altas do HCFMB recebeu as enfermeiras do Núcleo Interno de Regulação (NIR) Cintia Eburneo Vivan e Patrícia Teodoro Pinto para uma conversa com os pacientes que aguardavam internação sobre a prevenção ao Câncer de Mama, com o intuito de conscientizar o público presente, além da entrega de informativos sobre a doença.

O Ambulatório de Oncologia do Hospital Estadual Botucatu (HEBo) foi o cenário, no dia 17, de um café da manhã para todos os pacientes e acompanhantes que estavam na sala de espera, além da distribuição de brindes e da apresentação do projeto “Ventre Vida”. O evento foi idealizado pelo Ambulatório e realizado pelo grupo de pacientes Juntas pela Vida, que puderam dar seus depoimentos sobre a luta contra o câncer de mama, além de diversos parceiros.

Durante todo o mês de outubro, foram realizadas coletas de exames de papanicolau direcionadas às servidoras do Complexo HC, no Hospital Estadual Botucatu (HEBo) e nos Ambulatórios de Ginecologia (Mion) e de Funcionários, que também recebeu um mutirão de exames de mamografia.

Encerrando as atividades da campanha em 2019, na última quinta-feira, 31, foi realizado um evento na Casa do Servidor, com a participação da paciente e servidora aposentada da FMB Maria Emília Pereira, além do sorteio de brindes e da construção de uma árvore celebrativa. Este evento teve a organização do Núcleo de Eventos, do Ambulatório de Funcionários e do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) do HCFMB / Famesp.

Núcleo de Comunicação, Imprensa e Marketing HC | FMB

Central de Altas recebeu palestra

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here