SAMU192 e Corpo de Bombeiros promovem simulado de incêndio na Caio Induscar

0
748

O SAMU192 e o Corpo de Bombeiros de Botucatu promoveram nesta quarta-feira, 21, um simulado de incêndio na empresa Caio Induscar. A ação envolveu cerca de 30 funcionários que simularam serem vítimas de uma explosão na área de abastecimento de veículos da empresa.

O simulado teve como objetivo treinar as equipes de atendimento emergencial da Cidade para acidentes de grandes proporções.

A atividade começou por volta das 14 horas, quando foi simulada uma explosão. Em seguida, os serviços de atendimento foram acionados via telefone. Com a chegada das ambulâncias, os socorristas do SAMU192 e Corpo de Bombeiros iniciaram os procedimentos de primeiros socorros às vítimas ainda no pátio da empresa. As vítimas foram classificadas por gravidade de ferimentos e encaminhadas aos prontos socorros da Cidade: PS Adulto, PS Infantil e Pronto Atendimento da Unimed.

Além das equipes do SAMU192 (gerido pela Fundação Uni) e Corpo de Bombeiros de Botucatu, o simulado também contou com a participação da Prefeitura de Botucatu, Guarda Civil Municipal, Defesa Civil, Fundação Uni – Central de Ambulâncias, Caio Induscar, Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu com os Prontos Socorros Adulto e Infantil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária, Unimed e Concessionária Rodovias do Tietê.

Pelo menos uma vez por ano, o SAMU192 realiza um simulado em empresas da Cidade, a fim de treinar a equipe para acidentes de grandes proporções.

“Neste simulado, o objetivo principal foi integrar os serviços de atendimento e nós alcançamos isso com excelência. Desde o acionamento das ambulâncias, até o transporte dos passageiros, todos os procedimentos foram adequados, o que nos deixou muito satisfeitos”, avaliou a Enfermeira Priscila Masquetto Vieira de Almeida, coordenadora regional do SAMU192.

As ações do simulado foram concluídas em 1h20m, entre o acidente e a chegada as vítimas aos hospitais, tempo de resposta classificado como excelente pelos participantes.

“A integração foi essencial para o sucesso do simulado. Cada equipe cumpriu seu papel e por isso conseguimos um bom tempo de resposta. Outro ponto positivo foi poder checar no local como cada instituição se comporta em uma ocorrência de grande proporção e saber que, se passarmos por uma situação real, teremos um bom tempo de resposta”, salientou o Tenente Gustavo Bonifácio, do Corpo de Bombeiros de Botucatu.

“Para a Caio, participar de um simulado com esse nível de complexidade é de extrema importância. Nele, conseguimos avaliar nossa estrutura e atestar a eficiência de nossas equipes de apoio, como Brigada de Incêndio, Ambulatório, Segurança do Trabalho. A missão da Caio é contribuir com ações que visam o benefício da comunidade, e mais uma vez foi cumprida. Parabenizamos à todas as equipes pelo excelente trabalho”, concluiu Roberto José Giandoni, Chefe da Segurança do Trabalho da Caio Induscar.

Secretaria de Comunicação – Prefeitura Municipal de Botucatu

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here