Segurança do Trabalho: prevenção e qualidade de vida

0
50

O próximo sábado, 27, é lembrado como o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho. Neste quesito, o Brasil é pioneiro: no ano de 1972, houve uma Portaria do Ministério do Trabalho determinando a obrigatoriedade de empresas com mais de 100 funcionários terem um setor voltado para a Segurança e Medicina do Trabalho, sendo o primeiro país a legitimar este assunto.

O Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) foi criado em 2011 com a finalidade de promover a saúde e proteger a integridade dos funcionários do Complexo HCFMB. Em 7 de janeiro deste ano, houve a união dos SESMTs do HCFMB e da Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (FAMESP) em um processo de cooperação mútua, visando padronizar os processos das duas instituições, tornando o SESMT uma área compartilhada e aumentando sua eficiência.

Treinamento de passante realizado nas enfermarias pelo SESMT e pelo NUCADE-RH

Segundo Teresa Cristina Marinho de Moraes e Silva, engenheira do SESMT, o processo de inspeção periódica, em que a área técnica aprofunda-se no conhecimento dos processos de trabalho e avalia as condições de segurança dos funcionários, atua na prevenção de agravos à saúde ou de acidentes de trabalho. “Em relação aos acidentes, salientamos a importância da realização das Notificações de Acidentes de Trabalho (NATs) para que as condições que levaram à ocorrência possam ser devidamente corrigidas”, afirma.

Além disso, o SESMT está implantando programas que vão ao encontro das necessidades dos funcionários do Complexo, destacando o caráter prevencionista e o cuidado contínuo com a saúde, como o programa de prevenção de distúrbios osteomusculares, composto por 12 ações estratégicas. “Estão também em andamento sessões de acupuntura e de Barras de Access, realizadas por profissionais do próprio Complexo HC, atendendo funcionários com dores osteomusculares, enxaqueca, cefaléias, ansiedade e depressão. A ampliação do programa de ginástica laboral para outros setores está em fase inicial e, nos próximos meses, devemos ter a estruturação nas áreas envolvidas”, enfatiza Teresa.

Treinamento de passante realizado nas enfermarias pelo SESMT e pelo NUCADE-RH

O SESMT também realizou, em parceria com o Núcleo de Capacitação e Desenvolvimento de Recursos Humanos (NUCADE-RH), um treinamento de biomecânica, com a participação de 230 servidores distribuídos em 32 turmas.

Teresa aponta que ações em relação aos meios de trabalho também estão previstas. “Há uma programa de manutenção de rodízios de macas e temos a expectativa de, nos próximos meses, realizar a implementação de passantes nas unidades de internações, medida que vai ao encontro da ergonomia e tem o objetivo de reduzir o esforço físico na movimentação de pacientes”, finaliza.

Núcleo de Comunicação, Imprensa e Marketing HC | FMB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here