Serviço de Terapia Nutricional do HCFMB é premiado pelo International Life Science Institute

0
1035

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) foi o vencedor do concurso “Qualidade em Terapia Nutricional”, promovido pelo ILSI – International Life Science Institute – Brasil. O órgão, mundialmente reconhecido, desenvolve força tarefa em qualidade de terapia nutricional há 10 anos, e o objetivo do concurso foi avaliar planos de ação e melhorias dos indicadores de qualidade de terapia nutricional em hospitais.

Equipe do HCFMB recebe o prêmio no ILSI

O trabalho “Implantação de Projetos para Melhoria do Atendimento Nutricional em Hospital Universitário Público”, foi inscrito e desenvolvido pelo Serviço de Terapia Nutricional Interprofissional (STNI) do HCFMB. No concurso, o projeto mostrou dados sobre a implantação da triagem de risco nutricional eletrônica e padronizada para todo o Hospital. O trabalho contou com participação ativa das equipes de nutricionistas do Serviço Técnico de Nutrição e Dietética (STND) do HCFMB, do CIMED, da equipe de técnicos de enfermagem da Central de Altas, além de residentes multiprofissionais e alunos da especialização.

Adicionalmente, foi apresentado o Projeto Primeira Sonda, que modificou o cuidado com o paciente que necessita de via alternativa de alimentação no HCFMB, diminuindo as complicações e reduzindo as reinternações.

Os trabalhos do HCFMB foram eleitos por um seleto grupo de especialistas. Além do certificado ILSI de Qualidade em Terapia Nutricional, o Serviço de Terapia Nutricional ganhou um dinamômetro digital. Os aparelhos que o HC possui são analógicos.

Superintendente do HCFMB, Dr. André Balbi comentou o resultado do concurso. “Este prêmio só reforça a importância do trabalho de uma equipe dedicada à humanização e a sempre melhorar o atendimento prestado pela nossa assistência. Agradeço e parabenizo toda equipe por este belo resultado”, disse.

Ary Bucione, Presidente do ILSI, e Dra. Paula Gaiolla

Segundo a Profª. Associada da disciplina de Nutrologia da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB), Dra. Paula Gaiolla, essa conquista mostra que quando ensino, pesquisa, extensão e assistência caminham juntos, os melhores resultados são obtidos. “Os projetos implantados foram frutos de pesquisas, teses e dissertações. Aproximaram a Universidade e o serviço terciário da comunidade, melhorando muito a assistência ao paciente. Sou muito grata todos que se dedicaram a fazer a diferença no atendimento à população. Estamos muito orgulhosos”, finaliza.

 

 Agradecimentos

Serviço Técnico de Nutrição e Dietética

Serviço de Fonoaudiologia

Especialização em Ciências da Saúde (Nutrição)

Residência Multiprofissional na Saúde do Adulto e do Idoso

CIMED

Central de Altas

Autores

Livre Docente PAULA S. A. GAIOLLA

Pós-Graduando FILIPE W. L. PEREIRA

Pós-Graduanda TABATA M. SILVA

Pós-Graduanda RAQUEL F. ZAMBOM

Especialista ALINE Z. P. SOUZA

Técnica de enfermagem ANDREA CRISTINA VIEIRA DOS SANTOS

Técnica de enfermagem SANDRA APARECIDA PARAÍSO MARQUES

Mestre AMANDA T. Z. RODRIGUES

Doutora MARINA N. S. BUFARAH

Doutora PRISCILA W. RIBEIRO

Mestre DANIELA S. B. VULCANO

Especialista VANESSA A. MARTINS

Professor Titular SERGIO A. R. DE PAIVA

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here