A autarquização do HCFMB permitiu a melhoria nos Prontos-Socorros

0
642

Em mais uma entrevista da série comemorativa aos seis anos de autarquia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), a Coordenadora Administrativa da Diretoria de Atendimento de Urgência e Emergência Keyth Regina Vital falou sobre como a autarquização definiu o perfil de atendimento em cada unidade de urgência e emergência, sendo essencial para a melhoria de todo o serviço.

“No início, a autarquização causou muito medo. O novo gerou muito nervosismo da população assistencial, não sabíamos o que esperar.

A autarquia gerou mais bônus do que ônus. Se tínhamos naquela época um Hospital, hoje temos um Complexo Hospitalar. O nosso Pronto-Socorro acabou se subdividindo, garantindo uma melhor assistência à população, com um perfil de atendimento mais direcionado.

O Pronto-Socorro do HCFMB foi subdividido em três categorias:

PS Pediátrico – Onde são atendidas crianças com diagnósticos mais fáceis. Os pacientes são submetidos à diversos exames, além da classificação de risco, permitindo um atendimento eficiente.

PS Adulto – Onde pacientes são atendidos em casos mais graves, de acordo com suas queixas, com salas devidamente equipadas. Os casos mais complexos são encaminhados para o Pronto-Socorro do HCFMB;

PS HCFMB – Pronto Socorro referenciado, onde o paciente já chega com a devida avaliação feita por outra unidade de saúde, e é encaminhado ao serviço de acordo com sua necessidade, desde à uma cirurgia de alto risco até a alta.

Essa divisão trouxe inúmeros benefícios, não só para Botucatu ou para o HCFMB, mas para toda a nossa região. Hoje, contamos com três Prontos-Socorros que atendem em média 200 mil pessoas por ano. Entre os três, são realizados cerca de 600 atendimentos por dia.

A autarquia é um grande avanço e muito bem liderada. Executando o nosso trabalho com eficiência e amor, teremos sempre grandes melhorias”, diz Keyth.

Confira abaixo o vídeo da entrevista com Keyth Regina Vital:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here