Banco de Leite do HCFMB participa da Semana Internacional de Incentivo ao Sling em Botucatu

0
920
Dr. Aristides Augusto Palhares Neto.
Cartaz oficial da Semana em Botucatu / Divulgação

Nos próximos dias 3 a 10 de outubro, será celebrada em Botucatu a Semana Internacional de Incentivo ao Sling (ou babywearing), com o lema “Abrace seu mundo”. Já é o segundo ano que a cidade participa oficialmente deste projeto, que existe há vários anos no exterior e, no Brasil, é realizado há, aproximadamente, 7 anos.

A programação local conta com palestras, workshops, oficinas, aulas de pilates, dança e yoga, além de uma trilha ecológica com o uso dos slings, carregadores de bebê não estruturados que podem ser usados nas primeiras fases da vida da criança (desde recém-nascidos prematuros até para crianças de, aproximadamente, 4 a 5 anos).

O Banco de Leite Humano do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) participará da Semana, ministrando uma palestra sobre a importância do Aleitamento Materno e da doação de leite no dia 05 de outubro, às 18h30, no Espaço Cultural (Avenida Dom Lúcio, nº 755 – Centro).

Segundo Tatiana Gianeti, uma das organizadoras da Semana em Botucatu, o uso do sling traz vantagens para mães e filhos. “Para os bebês, o sling traz segurança e bem-estar, facilita funções vitais, regula temperatura, aumenta/regula o sono, facilita a digestão, evita cólicas, ajuda no desenvolvimento cognitivo (global), traz tonicidade muscular, desenvolve o esqueleto (coluna, quadril), dentre outros benefícios. Já para as mães, o sling aumenta a capacidade de maternar, diminui depressão pós-parto, facilita o apego, permite mãos livres para realização de atividades diárias, além de estimular a comunicação.” Ainda de acordo com Tatiana, a ideia de realizar a Semana Internacional em Botucatu surgiu porque a organizadora é adepta e produtora de slings, e gostaria de difundir a ideia do Babywearing na cidade.

Semana da Amamentação 2015.
Bebê utilizando o sling durante a Semana de Amamentação 2015 em Botucatu

Maria Sueli Zanchetta de França, supervisora do Banco de Leite Humano do HCFMB e uma das palestrantes da Semana, reforça a relação entre o uso dos slings e a amamentação. “O sling deixa a amamentação mais discreta em lugares públicos, além de intensificar o contato entre mãe e filho.”, comenta.

Todas as atividades da programação são gratuitas, pois a Semana é um evento sem fins lucrativos, organizado por um grupo de apoiadores. As vagas para algumas palestras e workshops são limitadas.

Mais informações sobre a Semana podem ser obtidas com as organizadoras: (14) 98116-8000 (Tatiana Gianeti), (16) 98113-5425 (Jacqueline) e (14) 99644-0201 (Carolina)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here