Banco de Leite do HCFMB precisa de doações

0
1161

O Banco de Leite Humano do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) teve uma sensível diminuição no número de doações em setembro. O Banco diminuiu de 50 litros coletados em agosto para 29 litros coletados em setembro, uma queda de quase 50%. A situação pode se agravar com a falta de leite, pois, historicamente, as doações tendem a diminuir nesta época do ano, devido às festividades de final de ano e às férias.

De acordo com Angélica Pereira da Cunha de Almeida, Nutricionista e Responsável Técnica do Banco de Leite, é importante que haja uma doação constante para manutenção dos estoques a fim de atender a demanda. “Todo dia, é solicitado leite humano pasteurizado para o Banco de Leite, para alimentar bebês que estão internados na UTI Neonatal e no Berçário e que, no momento, não podem adquirir esse alimento diretamente das suas mães.”, explica.

Outro fato que traz a necessidade da doação constante, segundo a Nutricionista, é a validade do leite armazenado: o leite materno cru deve ser ordenhado e mantido no congelador (ou freezer) por, no máximo, 15 dias, para que seja pasteurizado. Depois da pasteurização, sua validade é de 6 meses.

O que mais preocupa Angélica é a questão do estoque: segundo a última atualização passada, o setor possui, no momento, 23 litros de leite humano pasteurizado liberado, sendo que é solicitado 1,9 litro por dia.

“Se fossemos fornecer tudo o que está sendo solicitado, teremos leite para 12 dias. O Banco de Leite procura oferecer só o leite materno para os bebês internados, mas, quando falta, priorizamos o leite materno para os prematuros, recém-nascidos com baixo peso ou que tem alergia à fórmula industrializada. No mês de setembro foi solicitado ao Banco de Leite 77 litros, porém, nós conseguimos atender somente 46% dessa demanda. Lembrando que o leite humano é importante porque tem nutrientes que ajudam a prevenir e proteger o bebê de doenças.”, enfatiza a Nutricionista.

A doação pode ser feita por mulheres em período de amamentação, que tenham boas condições de saúde e leite excedente. Elas não podem ser fumantes, usuárias de drogas e nem fazer uso excessivo de álcool. Toda a estrutura para a doação (máscara, touca, vidro esterilizado e folheto com explicações sobre o procedimento) é fornecida pelo Banco de Leite.

As mães lactentes que tiverem interesse em colaborar com o Banco de Leite do HCFMB podem entrar em contato pelo telefone: (14) 3811 6410.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here