Banco de Leite do HCFMB recebe doação de kits de extração do Interact Club de Botucatu Inspiração

0
461

Na última quinta-feira, 4, o Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) recebeu a doação de 4 kits de extração de leite humano do Interact Club de Botucatu Inspiração, para auxiliar as mães dos bebês prematuros internados na UTI Neonatal.

O atual presidente do Rotary Club de Botucatu Cuesta e médico do HCFMB, Dr. Henrique Mochida Takase, representando o Interact, entregou presencialmente os aparelhos para a responsável técnica do BLH Angélica Almeida, acompanhada da médica neonatologista Simone Manso de Carvalho Pelícia e da Gerente do Serviço de Nutrição e Dietética, Marina Nogueira Berbel Bufarah.

A ideia da doação partiu do Interact Club de Botucatu Inspiração, grupo de jovens sem fins lucrativos pertencente ao Rotary, que realizou a entrega simbólica dos kits ao Banco de Leite no último dia 1, por videoconferência. 

Foto: Arquivo pessoal

De acordo com a presidente Sofia Helena Coneglian, o projeto para a aquisição dos kits foi inscrito em 2019 para concorrer a um subsidio do Rotary. “Procuramos o Dr. Henrique, ele deu a ideia de ajudarmos o Banco de Leite e nós abraçamos a causa. Na primeira vez, não deu certo, mas não desistimos e o resultado foi atingido em 2020-2021. A entrega simbólica foi marcante, porque vi as servidoras receberem os kits como se fosse ouro e pensamos nas pacientes que serão beneficiadas. Se eu tivesse a oportunidade, faria tudo novamente, pois ver a felicidade de cada um é muito gratificante”.

Para Angélica Almeida, esta ajuda é muito bem vinda para o Banco de Leite Humano do HCFMB, pois as bombas ajudam na extração do leite pelas doadoras e pelas mães dos bebês internados na unidade neonatal. “Só temos que agradecer muito à equipe do Rotary e aos jovens do Interact pelo empenho para a concretização deste projeto”.

Em nome da Gerência de Nutrição, Marina aproveitou para agradecer o empenho de todos os envolvidos. “Nossa gratidão ao Rotary Cuesta por esta valiosa doação e parabéns à toda equipe do Banco de Leite pelo envolvimento nesta ação de muito amor e cuidado”, finaliza.

A doação de leite humano é segura para o bebê e pode ser feita por lactantes que estejam em bom estado de saúde e que não sejam fumantes, usuárias de drogas ou façam uso excessivo de álcool. A equipe do BLH realiza todas as medidas necessárias de higienização para fazer a visita domiciliar com segurança para a doadora e, antes de ser distribuído aos pequenos pacientes, o leite materno passa por um processo rigoroso de qualidade.

Quem tiver interesse em colaborar com o BLH pode entrar em contato pelo telefone (14) 99799 8289. O BLH fornece o kit para a doadora, contendo máscara, touca, vidro esterilizado e folheto com todas as explicações da doação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here