Banco de Leite Humano do HC realiza ações de conscientização durante Agosto Dourado

0
414

O “Agosto Dourado – Mês do Aleitamento Materno”, em que todos os seus 31 dias se transformam em potenciais propagadores da amamentação – gesto de amor e base da vida de todo recém-nascido – foi comemorado com diversas ações de conscientização pelo Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB).

Além do evento de sensibilização, realizado no último dia 16, e da entrega de lacinhos e rosas às pacientes internadas e às doadoras de leite, o setor realizou momentos de capacitação profissional e aulas de amamentação para gestantes e puérperas em quatro cidades da região de Botucatu: Anhembi, Pereiras, Piramboia e São Manuel.

Responsável técnica do BLH do HCFMB, Angélica Almeida destaca a efetivação de outras iniciativas dentro do Hospital para aproximar as futuras mães e para estimulá-las ao aleitamento materno e à doação de leite humano. “Iniciamos, em agosto, o ambulatório de gestantes, todas as terças-feiras, em que falamos de amamentação e tiramos dúvidas. Começamos também a dar apoio às mães nos ambulatórios de Pediatria (Reavaliação de alta e Baixo Peso) depois da alta, tirando dúvidas e avaliando a mamada junto com o médico”, afirma.

De acordo com Angélica, as colaboradoras do BLH ficam à disposição nos ambulatórios e, caso haja necessidade, os médicos encaminham as mães para este acompanhamento. “Antes, os médicos pediam para a mãe se dirigir ao BLH, mas agora temos uma funcionária à disposição no ambulatório, atendendo às mães e dando um apoio direto”, afirma.

O que é preciso para doar leite materno?

Mulheres em período de amamentação, em boas condições de saúde, não fumantes, não usuárias de drogas ou que não façam uso excessivo de álcool estão aptas à doação de leite materno. As mães interessadas devem:

 – Entrar em contato com o Banco de Leite Humano do HCFMB para efetuar sua inscrição como Mães Doadoras de Leite Humano;

– Informar seus dados: nome completo, endereço atualizado, telefone, cidade e, principalmente, se a mãe está amamentando seu próprio filho.

– Programar a data da primeira visita no domicílio para receber as orientações de retirada do Kit de Coleta de Leite e conhecer todo o trabalho de atenção dispensada pela equipe do BLH.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: (14) 3811 6410 / (14) 9.9799 8289 / (14) 3811 2762.

Núcleo de Comunicação, Imprensa e Marketing HCFMB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here