“Banco de Perucas Móvel” faz “tour” por hospitais de SP e chega ao HEBo na próxima semana

0
1085

A Secretaria de Estado da Saúde iniciou, no dia 4 de setembro, um “tour” com o “Banco de Perucas Móvel” por dez hospitais estaduais localizados em diversas cidades paulistas. O trabalho inédito é promovido por meio de parceria com a Sociedade Assistencial Bandeirantes (Instituto Sab) e a Organização Não Governamental (ONG) Cabelegria.

Cerca de 500 perucas serão doadas a pacientes com câncer, em tratamento em dez serviços de saúde vinculados à Secretaria. O “ponto de partida” foi o Hospital Infantil Darcy Vargas, localizado na zona Leste da capital e, nos dias 16 e 17 de novembro, das 8h às 17h, o projeto chega até o Ambulatório de Oncologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), localizado no Hospital Estadual Botucatu (Rua José Carlos nº 139, Bairro Professor Cantídio de Moura Campos – Acesso pela Av. José Italo Bacchi).

O veículo móvel, equipado como salão de beleza, circulou durante dois meses pelas unidades hospitalares, com doações de cabelo e entrega de perucas aos pacientes (internados ou não) que passam por tratamento quimioterápico. Pacientes em atendimento ambulatorial em serviços públicos de saúde interessados também devem apresentar o cartão SUS, laudo médico atualizado (com validade de até 5 meses), RG e comprovante de tratamento (agendamento da sessão de quimioterapia, por exemplo).

Além do HCFMB, participam do programa os hospitais Pérola Byington, Brigadeiro, Helipólis, Darcy Vargas e Instituto de Tratamento do Câncer Infantil (ITACI), na capital; o Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Mello, em Mogi das Cruzes; Guilherme Álvaro, em Santos; Mario Covas, em Santo André; e Hospital Estadual de Bauru.

“O Governo do Estado conta com a rede Hebe Camargo de Combate ao Câncer, que oferece estrutura altamente qualificada para tratamento dos pacientes oncológicos, com atendimento humanizado. Essa parceria é mais uma iniciativa diferenciada que fortalece a assistência, pois a doação dessas perucas não envolve apenas a questão estética, mas garante a valorização e promoção da autoestima dessas pessoas.”, afirma o secretário de Estado da Saúde, David Uip.

O “Banco de Perucas Móvel” atua também como um ponto de coleta de doações de cabelo para confecção das perucas. Não é possível realizar o corte no veículo, mas os interessados podem comparecer e doar mechas com 20 cm, no mínimo. É fundamental que o cabelo esteja completamente seco, e o banco aceita também fios com química ou coloração. A orientação é amarrar a mecha e acondicionar em saco plástico. As doações também podem ser enviadas pelos Correios (endereço no final do texto). Os(as) doador(as) recebem um certificado e, por isso, é importante colocar, em papel, nome completo, número do CPF e endereço com CEP.

Sobre a ONG Cabelegria

Desde 2013, a ONG confecciona e doa perucas para pacientes que lutam contra o câncer ou que perderam seus cabelos, a partir da mobilização das amigas Mylene Duarte e Mariana Robrahn. Mensalmente, são produzidas mais de 100 perucas.

Em 2016, a Cabelegria lançou o primeiro “Banco de Perucas Móvel” do mundo e atende todo o Estado de São Paulo, com patrocínio do Instituto SAB, associação privada sem fins lucrativos. Até o momento, o “Banco Móvel” já atendeu cerca de 300 pessoas e distribuiu mais de 800 perucas aos pacientes.

O caminhão da categoria VUC (Veículo Urbano de Carga) é customizado e equipado, garantindo um espaço descontraído, alegre e acolhedor, para que os pacientes possam experimentar e ajustar as perucas. O veículo conta com prateleiras com diversos modelos de perucas, bancada de espelho e acesso para pessoas com mobilidade reduzida. A unidade também conta com dois representantes da ONG Cabelegria e um cabelereiro.

Endereço para envio de doações de cabelo:
A/C Cabelegria
Caixa Postal – 75207
São Paulo/SP
CEP. 02415-972

Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, com informações do Núcleo de Comunicação, Imprensa e Marketing HCFMB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here