Câncer é a doença que mais mata crianças acima de quatro anos

0
980
Dra. Lied Pereira

Pesquisa é da Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica

A Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (Sobope) divulgou recentemente, que o câncer infanto juvenil é a doença responsável pelo maior número de mortes de crianças acima de quatro anos no Brasil. Segundo pesquisa, quando se incluem outras causas de mortes, que não apenas doenças, o câncer perde apenas para a violência urbana e os acidentes.

O Brasil ainda não atingiu a sobrevida que já existe em outras partes do mundo, que é de 75% a 80% dos pacientes. O país está na faixa de 50% a 60% de cura, o que representa que dez mil crianças e adolescentes acima de quatro anos morrem de câncer anualmente no Brasil.

Segundo a médica responsável pelo Setor de Oncologia Pediátrica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), Lied Pereira, o diagnóstico precoce da doença é fundamental para diminuir o número de mortes. “Alguns sinais e sintomas podem ser considerados um alerta para o diagnóstico do câncer infantil, dentre eles: hematomas, principalmente em locais que não sofreram trauma, sangramentos, vômitos, dores de cabeça, aumento e dor em pernas e braços, gânglios aumentados, febre prolongada, dentre outros”, explica. “O mais importante, ao perceber alguma mudança na criança, é imediatamente levá-la ao pediatra para uma avaliação mais adequada”, orienta.

Atualmente, o HCFMB oferece tratamento quimioterápico, inclusive com drogas de última geração. “Temos uma estrutura de várias especialidades clínicas e cirúrgicas fundamentais no tratamento dos pacientes oncológicos. Também dispomos de amplo quadro de profissionais necessários nesse tratamento como: enfermeiros especializados, fisioterapeutas, nutricionistas, farmacêuticos, psicólogos, terapeuta ocupacional e fonoaudióloga”, completa.

McDia Feliz foi realizado no sábado, 29 de agosto

No último dia 29 de agosto, foi realizada mais uma edição do McDia Feliz. Até a meia-noite, todo o montante arrecadado com a venda do sanduíche Big Mac comprado nos dois restaurantes McDonald’s de Botucatu, seria destinado à Oncologia Pediátrica do HCFMB. O valor do sanduíche é R$ 13,50. As pessoas também puderam contribuir com a campanha ao adquirir produtos promocionais que serão vendidos nas imediações dos restaurantes.

A oncologia pediátrica do HCFMB iniciou suas atividades em 2007, e, de lá para cá, tem atendido anualmente um número crescente de pacientes. Em 2014, foram registrados 30 novos casos de câncer infantojuvenil, mais de 1.700 consultas e realizadas aproximadamente 700 quimioterapias.

Neste ano, a meta é adquirir poltronas que são acompanhadas de monitores individuais e mesas de apoio para melhor comodidade e conforto dos pacientes durante o processo de infusão de quimioterapia, período em que o paciente oncológico pediátrico permanece sentado, ficando restritas suas atividades, por horas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here