Capacitação na prevenção e tratamento de feridas crônicas é realizada no HCFMB

0
393

Ao longo dos meses de maio, junho e julho, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) sediou uma Capacitação Multiprofissional na Prevenção e Tratamento de Feridas Crônicas, envolvendo profissionais de Enfermagem de diversas cidades pertencentes ao Pólo Cuesta e ao Vale do Jurumirim.

A capacitação foi promovida pela Divisão de Hanseníase do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) da Coordenadoria de Controle de Doenças da Secretaria de Estado da Saúde (SES-SP), com o apoio logístico do Núcleo de Capacitação e Desenvolvimento de Recursos Humanos (NUCADE-RH), do Núcleo de Eventos Científicos do Departamento de Gestão de Atividades Acadêmicas (DGAA) do HCFMB, além do Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) XVI de Botucatu.

Durante os quatro dias de capacitação, foram realizadas exposições sobre o tema, discussões em grupo, apresentações, dinâmicas e aulas práticas sobre avaliação e tratamento das feridas, sendo estas últimas ministradas no Centro de Saúde Escola (CSE).

De acordo com as enfermeiras estomaterapeutas Ana Maria Amato Bergo e Soraia Rizzo, o treinamento tem o objetivo de melhorar a qualificação do tratamento de feridas, voltado principalmente para a hanseníase, mas se estendendo também a outras doenças, e que o método teórico-prático é um diferencial. “O HCFMB é um parceiro importante e referência no tratamento de hanseníase na região. Acredito que só teremos a ganhar, pois trabalhamos com profissionais muito capacitados na área, e agradecemos a toda a equipe pela estrutura”.

Priscila da Silva Teixeira, enfermeira da Sala de Tratamento do CSE e participante da capacitação, relata o aprendizado obtido durante os dias do curso. “Receber este treinamento é muito gratificante, pois traz para nós a oportunidade de aprimorar os conhecimentos e ajuda a aperfeiçoar o nosso atendimento, buscando sempre o melhor para os pacientes”, finaliza.

Núcleo de Comunicação, Imprensa e Marketing HCFMB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here