Cirurgias Ambulatoriais agora são realizadas no Hospital Estadual de Botucatu

0
2828

Desde janeiro de 2015, as Cirurgias Ambulatoriais, antes feitas no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), em Rubião Júnior, foram transferidas para o Hospital Estadual de Botucatu (HEB), inaugurado no dia 22 de abril de 2014 e localizado na Avenida José Ítalo Bacchi s/nº, no Jardim Aeroporto.

As Cirurgias Ambulatoriais sempre são cirurgias-dia, ou seja, o paciente se desloca para a realização do procedimento e, depois de seu término, recebe alta. Segundo Dra. Érika Veruska Paiva Ortolan, diretora do HEB, a saída deste tipo de procedimento do HCFMB já era planejada, pois o espaço era insuficiente para as necessidades desse segmento.

De acordo com a médica, no HEB todas as cirurgias são agendadas previamente. Os pacientes são provenientes dos ambulatórios do HC e dos próprios ambulatórios do HEB, encaminhados das Prefeituras da região. O período de tempo entre a primeira consulta no hospital e o agendamento do procedimento varia de 1 a 4 meses.

As especialidades de Cirurgia Ambulatorial disponíveis são: Oftalmologia, Dermatologia, Ortopedia, Cirurgia Plástica, Gastrocirurgia, Urologia, Cirurgia Geral e Vascular, sempre com anestesia local. No último mês de fevereiro, foram realizados 186 atendimentos, o dobro dos procedimentos realizados em janeiro (93).

Em relação à estrutura, a Cirurgia Ambulatorial no HEB possui 9 leitos no esquema de Box para os procedimentos. Sua equipe é formada por técnicos de enfermagem, enfermeiras, médicos, docentes e residentes.

Maíra Masiero – Assessoria de Comunicação e Imprensa

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here