“Cuidados de Fim de Vida” foi tema do terceiro módulo do Curso de Educação Continuada em Cuidados Paliativos do HCFMB

0
618

Dando sequência ao Curso de Educação Continuada em Cuidados Paliativos, desenvolvido pelo Setor de Cuidados Paliativos e o Núcleo de Capacitação e Desenvolvimento de Recursos Humanos (NUCADE-RH) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB),a Dra. Thays Antunes da Silva, responsável pelo serviço, ministrou o módulo com o tema “Cuidados de Fim da Vida”.

Cerca de 50 pessoas, entre estudantes, enfermeiros, médicos e interessados no tema, acompanharam o encontro na tarde desta quinta-feira, 12, no Anfiteatro da Patologia.

Para a Dra. Thays, este módulo do curso foi essencial para todos do hospital. “Estamos vivendo cada vez mais condições de doenças crônicas, debilitantes, que causam sofrimento, muitas vezes incuráveis. Por isso fazemos os cuidados paliativos. Nós cuidamos do sofrimento”, diz.

Segundo ela, falar sobre a morte é um ponto “enigmático” na medicina. “A gente evita falar sobre isso, pois a morte ainda é um tabu muito grande. Neste módulo, falamos sobre como lidar com ela, que é um processo natural, quando identificar sinais, entre outras coisas. Não podemos encará-la como um mau agouro apenas porque nos dói. A gente sofre diante da ignorância do tema. E a gente precisa falar sobre isso”, complementa.

Os dois primeiros módulos foram ministrados nos últimos dias 7 e 21 de junho. No primeiro, também ministrado pela Dra. Thays Antunes Silva, foram apresentados a definição e os princípios de cuidados paliativos, reforçando a importância deste aprendizado. Já no segundo, o médico assistente do Serviço, Dr. Luis Gustavo L. Mariotti, fez uma explanação sobre abordagem e tratamento práticos da dor em cuidados paliativos.

Via 4toques Comunicação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here