Curso avançado de Endoscopia Terapêutica será realizado no HCFMB

0
2449

A partir do mês de abril, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) promoverá um curso avançado de Endoscopia Terapêutica para médicos e residentes, por meio do Serviço de Endoscopia Diagnóstica e Terapêutica e do Núcleo de Eventos Científicos do Departamento de Gestão de Atividades Acadêmicas (DGAA).

Clique na imagem para ampliar!

O curso será dividido em cinco módulos (nos meses de abril, maio, agosto, setembro e outubro), e contará com o apoio da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED), do Centro de Informática Médica (CIMED) do HC, da Diretoria Técnica de Informática (DTI) da FMB e de empresas parceiras. Em 2016, a Endoscopia do HCFMB foi aprovada como um dos Centros de Treinamento para a SOBED e o serviço também é referência em Endoscopia Digestiva no interior paulista.

Responsável médico da Endoscopia do HCFMB, Dr. Cássio Vieira de Oliveira afirma que o curso terá a participação de endoscopistas conhecidos no cenário nacional e internacional e que os módulos tratarão de assuntos independentes, com treinamentos específicos. “O curso possibilitará o aperfeiçoamento de técnicas e a atualização de conhecimentos. Ao longo dos módulos, serão mostrados procedimentos que são feitos em poucos centros de Endoscopia no Brasil. Este curso é raro no interior e a intenção é que haja edições anuais destes módulos de treinamento”.

O primeiro módulo abordará o tema Mucosectomia e ESD, sendo ministrado nos dias 27 e 28 de abril, no Anfiteatro da Patologia do HCFMB. Na sexta-feira, das 13h30 às 17h30, haverá uma parte teórica em que serão abordadas as principais indicações e técnicas endoscópicas, além da discussão de casos clínicos. Já no sábado, 28, serão realizadas, das 8h às 16h, apresentações de casos clínicos, ao vivo, sobre ressecções endoscópicas.

Nos próximos meses, serão abordados temas como: principais urgências e emergências no plantão de endoscopia Digestiva; Vias Biliares; Próteses Endoscópicas (neste módulo, haverá um treinamento específico para enfermeiros) e Gastrostomia e Jejunostomia. O pagamento precisa ser feito por depósito bancário e as inscrições já podem ser feitas clicando aqui. Neste endereço, também há mais informações sobre a programação e o investimento necessário para participação nos módulos do curso.

Núcleo de Comunicação, Imprensa e Marketing do HCFMB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here