Curso Básico de Capacitação em Mastologia será oferecido a Profissionais da Atenção Básica

0
621

Nos dias 20 de setembro e 25 de outubro, das 14h às 18h, será realizado, no Auditório da Secretaria de Saúde de Botucatu, um Curso Básico de Capacitação em Mastologia para Profissionais da Atenção Básica. Médicos das Unidades Básicas, do Programa Saúde da Família, Ginecologistas e Enfermeiros de Botucatu e região estão convidados a participar deste Treinamento.

Prof.ª Dr.ª Heloísa Maria De Luca Vespoli,
coordenadora do CAM do HCFMB

Este curso será realizado em parceria com a Secretaria de Saúde de Botucatu, o Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da FMB, através do Centro de Avaliação em Mastologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (CAM-HCFMB), e a Liga de Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia da FMB (LIGOM).

A coordenadora do CAM-HCFMB, Prof.ª Dr.ª Heloísa Maria De Luca Vespoli, destaca que o Curso abordará as principais patologias benignas da mama, a epidemiologia, semiologia e rastreamento do câncer (ou seja, como realizar o diagnóstico precoce), além de trazer casos clínicos de mulheres com câncer de mama de Botucatu e região acompanhados no Centro de Avaliação. “O principal objetivo do curso é que os profissionais da Rede Básica de Saúde nos ajudem a combater o câncer de mama, aumentando a frequência de diagnóstico precoce nas mulheres de Botucatu e região. Atualmente, mais de 90% dos diagnósticos são feitos em tumores com nódulos já palpáveis e grandes, o que chamamos de câncer de mama localmente avançado”

Dr.ª Heloísa também reforça que os participantes terão a oportunidade de esclarecer as suas dúvidas sobre o assunto e, assim, colaborar na prevenção e eventual tratamento das patologias da mama. “Muitos casos de doenças benignas podem e devem ser acompanhadas nas unidades básicas de saúde. Desta forma, podemos priorizar ainda mais as mulheres com câncer e, o mais importante, conseguir combater o câncer de mama de forma mais eficaz na nossa comunidade, fazendo com que o diagnóstico precoce seja uma rotina e não uma exceção”, afirma.

As inscrições para o Curso são gratuitas e podem ser realizadas até a próxima terça-feira (19) no Setor de Educação e Comunicação em Saúde (SEDUCS) da Secretaria de Saúde de Botucatu, pelo telefone (14) 3811-1100 – ramal 27, com Bárbara ou Gabrielle. Após este primeiro contato, é necessário efetivar a inscrição através do site: http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/index.asp?configurar=true&codEvento=8516.

Mais esclarecimentos podem ser obtidos pelo telefone (14) 3811-1100 (ramal 122) e pelo e-mail: educacaoemsaude@botucatu.sp.gov.br. O Auditório da Secretaria de Saúde de Botucatu fica na Rua Major Matheus, 07, na Vila dos Lavradores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here