Curso de Cirurgia Segura é ministrado no HCFMB

0
928

No início de fevereiro, a equipe do Centro Cirúrgico do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) realizou um Curso de Cirurgia Segura, no Núcleo de Educação à Distância e Tecnologias da Informação em Saúde (NEAD.TIS) da FMB, que organizou o treinamento em parceria com a Gerência de Enfermagem e o Núcleo de Capacitação e Desenvolvimento de Recursos Humanos (NUCADE-RH) do HCFMB.

Os servidores, divididos em quatro turmas ao longo da semana, ampliaram seus conhecimentos acerca da lista de verificação, idealizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) na segurança dos procedimentos cirúrgicos, e dos desafios em aplicá-la no ambiente de trabalho, a partir de vídeos explicativos e da aplicação de pré e pós-testes para avaliar o aprendizado dos conteúdos.

Este projeto foi trabalhado durante dois anos, a partir da dissertação de Mestrado da enfermeira Darlene Bravim Cerqueira, gerente do Núcleo das Unidades Especiais da Gerência de Enfermagem do HCFMB. Em 2016, houve um treinamento sobre Cirurgia Segura no Hospital, envolvendo aulas teóricas e práticas, com simulação em sala cirúrgica, e o Curso ministrado em 2018 é uma extensão do treinamento.

Darlene afirmou que a implantação da lista de verificação de Cirurgia Segura apresentou alguns desafios. “Para auxiliar neste ponto, em parceria com minhas orientadoras (professoras Silvia Bocchi e Marla Ávila), decidimos trabalhar com uma ferramenta para capacitar a equipe de Enfermagem. Com a ajuda do NEAD.TIS, criamos um curso online na plataforma Moodle para facilitar a capacitação da equipe e efetivar esta implantação”, disse.

A enfermeira destacou ainda que há um maior aproveitamento das turmas neste curso, em comparação a outras formas de capacitação. “Realizamos uma aula presencial para oferecer maior orientação aos participantes e o curso poderá ser realizado à distância, com monitoria. Essa tecnologia tem se mostrado muito eficiente na capacitação dos profissionais de Enfermagem, proporcionando ao paciente a garantia de um procedimento cirúrgico seguro”, finaliza.

Núcleo de Comunicação, Imprensa e Marketing HCFMB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here