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CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO NA ÁREA DA SAÚDE

A partir de 2020, o HCFMB se tornou uma das Unidades Didáticas do Centro Formador de Recursos Humanos para o Sistema Único de Saúde de São Paulo (CEFOR SUS/SP) “Dr. Antônio Guilherme de Souza”, órgão pertencente à Secretaria de Estado da Saúde (SES-SP). Os cursos são reconhecidos pelo Conselho Estadual de Educação da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (CEE/SEE/SP) e tem o apoio administrativo do Departamento de Gestão de Atividades Acadêmicas (DGAA) do Hospital.

Os cursos e as vagas oferecidas são:

Coordenação: Prof.ª Dr.ª Flavia Helena Pereira Padovani

Público alvo: Graduados em Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia, Psicologia

Duração: 1 ano

Descrição: este curso propõe a formação de recursos humanos para a atenção integral à saúde da criança e do adolescente, portanto cada profissional de saúde deverá desenvolver competência para realizar a gestão, planejamento e execução de assistência individual e coletiva ao paciente e sua família, com fundamentação nos pressupostos da integralidade, da humanização considerando a realidade social e econômica, garantindo intervenções seguras e resolutivas, além de evitar ações desnecessárias, qualificando a assistência prestada.

De forma específica, tem-se que:

  1. Fisioterapia: o fisioterapeuta se especializará na assistência fisioterápica cardiopulmonar, musculoesquelética e neurológica em recém-nascidos, crianças e adolescentes.
  2. Fonoaudiologia: o candidato deverá optar por uma das diferentes subáreas: disfagia hospitalar ou linguagem

  2.1. Disfagia hospitalar: o fonoaudiólogo da subárea de disfagia hospitalar se especializará na realização de diagnóstico e intervenção das alterações de deglutição do neonato, criança e do adolescente.

2.2. Linguagem: o fonoaudiólogo da subárea de linguagem se especializará na realização de diagnóstico e intervenção das alterações de fala e linguagem de crianças e adolescentes.

  1. Nutrição: o nutricionista se especializará na avaliação nutricional, educação nutricional e dietoterapia em doenças das crianças e dos adolescentes.
  2. Odontologia: o dentista se especializará em atendimento odontológico de crianças e adolescentes com o foco no diagnóstico e tratamento em âmbito hospitalar.
  3. Psicologia: o candidato deverá optar por uma das diferentes subáreas: psicologia hospitalar ou psicologia em saúde mental

5.1. Psicologia hospitalar: o psicólogo hospitalar se especializará na avaliação psicodiagnóstica e de desenvolvimento neuropsicomotor, no atendimento psicológico de crianças e adolescentes adoecidas ou com agravos à saúde, assistidos em enfermarias e/ou ambulatorialmente, e seus familiares.

5.2. Psicologia em saúde mental: o psicólogo em saúde mental se especializará na avaliação psicodiagnóstica e psicológica, no atendimento psicológico grupal e individual a crianças e adolescentes em sofrimento psíquico e/ou com transtornos mentais, assistidos em enfermarias e/ou ambulatorialmente, e seus familiares.

  1. Serviço social: o assistente social se especializará no acolhimento, na assistência e nas orientações sociais baseados no ECA e nos demais recursos disponíveis nas políticas públicas, à criança, à adolescente e ao seu familiar.

Coordenação: Prof.ª Dr.ª Maria Odete Simão

Público alvo: Graduação em Biblioteconomia, Ciência da Computação, Comunicação Social, Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia, Psicologia,  Serviço Social, Terapia ocupacional.

Duração: 1 ano

Descrição: Este curso busca especializar profissionais de diversas áreas da saúde para atender indivíduos adultos e idosos, de forma integral, preservando condições de saúde, inserção social, qualidade de vida e a manutenção da capacidade funcional. Portanto, o profissional especializado neste curso terá adquirido competências para prestar assistência em sua área de formação à Saúde para o Adulto e a Pessoa Idosa. Cada profissional de saúde desenvolverá competência para gerenciar o processo de assistência individual e coletiva ao paciente em atenção ambulatorial e hospitalar e a sua família, com fundamentação nos pressupostos da integralidade, da humanização, da epidemiologia, do raciocínio clínico e crítico no contexto ambulatorial e hospitalar, considerando a realidade social, garantindo intervenções seguras e resolutivas, além de evitar ações desnecessárias, qualificando a assistência prestada ao usuário, de acordo com o estabelecido pelo SUS. Cada profissional na sua área deverá prestar assistência especializada com implementação das políticas públicas, com qualidade e contribuir na produção e utilização de conhecimento científico, com responsabilidade social, política, ética e legal, respeitando as especificidades de cada uma das áreas profissionais envolvidas.

Enfermagem: Estará capacitado para atuar nas Unidades de Diálises, nos diferentes tratamentos dialíticos, colaborando com a equipe na escolha do método mais adequado para cada paciente.

Fisioterapia: Estará apto para prestar assistência para adultos e idosos, no âmbito hospitalar e ambulatorial, no tratamento das principais doenças crônicas que acomete essa população.

Fonoaudiologia: Serão capacitados para atendimento na área de disfagia, foniatria e fononcologia, definindo junto a equipe multidisciplinar melhor conduta terapêutica para cada paciente.

Nutrição: Será capacitado para avaliação e educação nutricional, dietoterapia nas principais doenças crônicas.

Odontologia: Será capacitado para identificar alterações no meio bucal na interface com o tratamento de doenças crônicas e definir condutas terapêuticas junto a equipe multidisciplinar.

Psicologia: Serão capacitados para atuar de forma interdisciplinar; realizar atendimento psicológico individual e grupal; diagnóstico, avaliação e intervenção em saúde; participar de discussões em equipe multidisciplinar; construir raciocínio clínico atribuído ao campo da psicologia em saúde.

6.1. Subárea: Psicologia em Saúde

O profissional ao término do curso estará capacitado ao cuidado de indivíduos portadores de diferentes condições tanto agudas quanto crônicas. Estará também capacitado a atuar no campo da saúde de forma interdisciplinar; realizar atendimento psicológico individual e grupal, em contexto ambulatorial, de enfermaria, urgência médica e com dispositivos de outros níveis de atenção à saúde; realizar diagnóstico, avaliação e intervenção em saúde; participar de discussões em equipe multidisciplinar; construir raciocínio clínico atribuído ao campo da psicologia em saúde; elaborar relatórios e documentos técnicos pertinentes; desenvolver e aprimorar habilidades de escrita científica.

6.2. Subárea: Psicologia Hospitalar em Gastroenterologia

O profissional ao término do curso estará capacitado a atuar no campo da saúde de forma interdisciplinar; realizar atendimento psicológico individual e grupal supervisionado em diferentes ambulatórios associados à Gastroclínica, atendimento aos pacientes internados aos cuidados da Gastroclínica e seus familiares. Realizando avaliação e intervenção em saúde; participar de discussões em equipe multidisciplinar; construir raciocínio clínico atribuído ao campo da Psicologia em Saúde e Psicologia Hospitalar; desenvolver e aprimorar habilidades de escrita científica.

Ciências da computação, Biblioteconomia e Comunicação Social: Estarão capacitados para traduzir a informação acadêmica para uma linguagem acessível a população, trazendo a luz informações fundamentais para a prevenção e tratamento das doenças que acometem adultos e idosos.

Serviço Social: Estará apto para realizar práticas de atendimento direto ao paciente, familiares e acompanhantes, de maneira integrada e humanizada, a fim de fornecer informações por meio de orientações (abordagens individuais e/ou grupais) e/ou encaminhamentos quanto aos direitos sociais no processo de adoecimento.

Terapia ocupacional: Estará capacitado para atuar na área da saúde mental hospitalar e ambulatorial e seus diversos contextos e demandas interinstitucionais, numa perspectiva multiprofissional e interprofissional, em consonância com os princípios do SUS.

Coordenação: Prof.ª Dr.ª Margareth Aparecida Santini Almeida

Público alvo: Graduados em Administração de empresas, Ciência da computação/Informática e Sistemas da informação, Ciências sociais, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Pedagogia, Psicologia,  Saúde Coletiva/Saúde Pública,  Serviço Social e Terapia Ocupacional.

Duração: 1 ano

Descrição: Capacitar profissionais de diferentes áreas de formação, por meio de conhecimentos teóricos e práticos, para o exercício de suas funções nas áreas de gestão, planejamento e cuidado nas redes de atenção em saúde, possibilitando responder com qualidade às demandas do SUS. Portanto, cada profissional deverá desenvolver competência para obter uma visão crítica e reflexiva de como superar a fragmentação do sistema com o enfrentamento dentro da realidade de saúde onde atua.

De forma específica, espera-se a formação profissional com os seguintes perfis:

1 – Ciência da Computação/Informática e Sistemas de Informação

Cientista da Computação e Profissional da Informática e Sistemas de Informação especializada com conhecimentos, habilidades e competências para identificar e atender às crescentes demandas pelo uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na área de saúde digital, em consonância às recomendações da Organização Mundial da Saúde (Resolution WHA71.7, WHO).

2 – Gestão em Rede do SUS

Profissionais de Ciências Sociais, Saúde Coletiva/Saúde Pública, Psicologia e Serviço Social, especializados em gestão de serviços, aptos a realizar diagnóstico de saúde e organizar os serviços de forma articulada e integrada na Rede de Atenção.

3 – Enfermagem

Enfermeiro especialista apto a cuidar, assistir, gerenciar, administrar, educar, pesquisar e exercer participação política e social para a transformação da sociedade, com liderança, autonomia e exercício da prática colaborativa interprofissional, em defesa da vida e do SUS, tendo como referência a realidade epidemiológica.

4 – Fisioterapia

Fisioterapeuta especialista apto a articular a educação em saúde em sua prática cotidiana, desenvolver conhecimentos e habilidades requeridos para a promoção, proteção, tratamento e recuperação da saúde, coordenar ações educativas nos serviços de saúde e comunidade, de acordo com necessidades da população e determinantes sociais.

5 – Nutrição

Nutricionista especialista em atenção nutricional à criança, adulto e idoso, com ênfase na avaliação nutricional e alimentar, terapia nutricional e educação na saúde articulada à Rede de Atenção.

6 – Cuidado pedagógico e social na saúde

Profissionais de Pedagogia e Serviço Social especialistas na aplicação dos princípios do Sistema Único de Saúde no desenvolvimento de ações que visam a escolarização de boa qualidade de jovens que necessitam de atenção hospitalar ou ambulatorial em saúde; na construção coletiva de estratégias de enfrentamento das práticas que medicalizam processos de atendimento de jovens, com ênfase no cuidado interprofissional articulado à Rede de Atenção.

7- Saúde do Escolar

Profissionais de Pedagogia, Psicologia e Enfermagem, especialistas na aplicação dos princípios do Sistema único de Saúde no desenvolvimento de ações que visam apoiar a escolarização adequada das crianças que necessitam atenção hospitalar ou ambulatorial em saúde; na construção coletiva de estratégias de enfrentamento das práticas que medicalizam processos de atendimento de crianças, com ênfase no cuidado interprofissional articulado à Rede de Atenção.

8 – Avaliação de Tecnologia em Saúde

Profissionais das áreas de fisioterapia, farmácia, terapia ocupacional, biomedicina, administração de empresas, com conhecimento dos princípios do SUS e aptos a desenvolver ações que visem a utilização das melhores evidências disponíveis para melhorar o cuidado em saúde e apoiar a elaboração de políticas em saúde.

9 – Administração Hospitalar:

Profissionais das áreas de administração de empresas, enfermagem, nutrição, farmácia, biomedicina, ciências biológicas e física médica. Especialistas na aplicação dos princípios do Sistema Único de Saúde no desenvolvimento de ações que visam gerir serviços hospitalares de forma profissional, racional e otimizada, apoiada na gestão da qualidade, segurança de paciente e princípios da administração hospitalar.

10 – Sistema de Informação Oncológica

Profissionais das áreas, biomedicina, ciências biológicas, enfermagem, física médica, sistema de informação, matemática e estatística. Especialistas na análise estatística descritiva de casos oncológicos atendidos em unidade de referência, com levantamento de recidivas, metástases e sobrevida dos pacientes.

Coordenação: Prof.ª Dr.ª Patricia Carvalho Garcia

Público alvo: Graduados em Biomedicina, Ciências Biológicas, Enfermagem, Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, Farmácia, Física médica e Medicina veterinária.

Duração: 1 ano

Descrição: este curso visa especializar os profissionais de diferentes áreas do conhecimento em inovações diagnósticas e terapêuticas com intuito de colaborar na prevenção, diagnóstico precoce das doenças e na facilitação do tratamento e consequentemente na redução de risco de sequelas nos usuários/pacientes. Ao final do curso, o especialista deverá ser capaz de:

Biomédico: executar diversos exames, interpretar, emitir laudos clínico-laboratoriais e aprimorar novas tecnologias como procedimentos específicos que envolvem métodos de diagnóstico de imagem médica. Na área de biotecnologia poderá atuar em análises de bioinformática, biologia molecular, cultura de células e tecidos, desenvolvimento e produção e de materiais, equipamentos e kits biológicos, engenharia genética, processos biológicos de fermentação e transformação.

Biólogo: atuar em análises e diagnósticos, gestão da qualidade, treinamento e ensino na área de saúde, entre outros. Na área de biotecnologia poderá atuar em análises de bioinformática, biologia molecular, cultura de células e tecidos, desenvolvimento e produção e de materiais, equipamentos e kits biológicos, engenharia genética, processos biológicos de fermentação e transformação.

Engenheiro de bioprocessos e biotecnologia: desenvolver e aplicar o controle de processos biotecnológicos em escala adequada para o sus. Aplicar novas tecnologias na área da saúde, de alimentos, química e biológica. Otimizar processos produtivos, na projeção de equipamentos e desenvolvimento de projetos relacionados às transformações biológicas.

Farmacêutico: realizar procedimentos relacionados à análise de materiais biológicos, coleta de materiais, análise de exame laboratorial, interpretação, emissão de laudos clínico-laboratorial. Atuar nos avanços tecnológicos de novos marcadores laboratoriais e terapêuticos e nas atividades de garantia da qualidade de produtos e processos.

Físico-médico: articular conhecimentos e técnicas específicas da física, biologia e medicina. Atuar nas áreas de radiologia diagnóstica e intervencionista, medicina nuclear, radioterapia, radiocirurgia, proteção radiológica, metrologia das radiações, biomagnetismo, radiobiologia, processamento de sinais e imagens biomédicas, participando da elaboração das bases necessárias de medição de variáveis biomédicas, desde calibração de equipamentos e monitoração de controle de radiação até o controle de qualidade.

Médico veterinário: prevenir, controlar, erradicar e tratar doenças em animais, pesquisar e tratar doenças transmitidas pelos animais aos seres humanos (zoonoses) fiscalizar e controlar a qualidade de produtos de origem animal. Preservar a saúde pública e animal, a produção, nutrição e o melhoramento animal, a defesa sanitária, o planejamento, gerenciamento e educação em saúde, a inspeção e atuar em vigilância sanitária, promovendo um domínio sanitário da produção à comercialização.

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