DOENÇA DE ALZHEIMER

0
2040

A doença de Alzheimer é responsável por mais da metade dos casos de demência na população idosa.

Sintomas
Demência é caracterizada por comprometimento cognitivo e/ou comportamental associados à perda de independência para realizar as atividades diárias como cozinhar, arrumar a casa, ir ao supermercado, pagar contas, alimentar-se, locomover-se, entre outras. O curso da demência da doença de Alzheimer costuma ser lento e progressivo, tornando os acometidos mais dependentes de outras pessoas, geralmente seus familiares.

Além do esquecimento de fatos e dificuldade para realizar tarefas diárias, os acometidos pelas demências podem apresentar mudança de personalidade, agressividade e apatia.

Tratamento
O tratamento dos sintomas da demência da doença de Alzheimer é realizado com medidas não farmacológicas (ambiente adequado e tranquilo e musicoterapia são alguns exemplos) e farmacológicas (utilização de inibidores da acetilcolinesterase, antagonistas do receptor NMDA do glutamato, neurolépticos, antidepressivos, entre outros).

Prevenção
Embora alguns ensaios clínicos tenham mostrado associação de fatores à menor incidência de doença de Alzheimer, por exemplo, atividade física e alimentação saudável, infelizmente não há prevenção 100% eficaz, já que a doença de Alzheimer parece ter causa multifatorial.

Texto elaborado pelo Dr. Alessandro Jacinto, Geriatra

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here