Ecopontos serão instalados no HCFMB

0
856

No mundo contemporâneo, são utilizados muitos aparelhos que necessitam de pilhas e baterias para funcionar corretamente. Porém, estes acessórios possuem um prazo determinado de validade e precisam ser descartados, mas em um lugar adequado para que não prejudiquem o meio ambiente e a saúde humana.

Ecoponto localizado próximo ao Boulevard do HCFMB

Pensando nisso, a Unidade Especial de Saúde Sustentável – Sustenta Saúde (UESS) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) está instalando ecopontos (estações de coleta de pilhas e baterias) nas entradas e catracas do Hospital. O primeiro foi instalado nesta semana, na catraca próxima ao Boulevard.

Em outras instituições de Saúde, como o Hospital das Clínicas de Porto Alegre e o Hospital Municipal de São José dos Campos, já há pontos de coleta desta natureza desde 2015.

O descarte de pilhas e baterias merece atenção porque há metais pesados, tóxicos, corrosivos e reativos na composição destes aparelhos, como mercúrio, chumbo, cádmio e níquel. Estes materiais podem acumular nos órgãos humanos (rins, medula óssea, cérebro, fígado, sistema nervoso, ossos), podendo levar a disfunções renais, distúrbios neuropsiquiátricos, problemas de absorção de cálcio, favorecendo a osteoporose, além de prejudicar o desenvolvimento de fetos.

No quesito ambiental, quando pilhas e baterias são descartadas no lixo comum, os metais pesados podem se misturar ao chorume do lixo, penetrando no solo e atingindo o lençol freático, riachos e córregos, além de contaminar plantas e alimentos.

As pilhas e baterias descartadas no HCFMB serão encaminhadas à Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Através de um programa da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), a Secretaria consegue destinar o material para os fabricantes e importadores, para que estes façam a destinação ambientalmente adequada.

“O Sustenta Saúde vem trabalhando para implantar uma cultura de sustentabilidade dentro do HCFMB, para conscientizar e sensibilizar os servidores para que, juntos, possamos promover a saúde ambiental. Por isso, precisamos da colaboração de todos para trazer suas pilhas e baterias e descartar somente estes materiais nos ecopontos”, afirma a coordenadora da UESS, Prof.ª Dr.ª Karina Pavão Patrício.

Núcleo de Comunicação, Imprensa e Marketing HCFMB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here