Enfermeiros do HC passam por Treinamento do Protocolo TEV

0
728

Nos dias 5 e 6 de junho, a Comissão de Profilaxia de Tromboembolismo Venoso (CPTEV) e o Núcleo de Capacitação e Desenvolvimento de Recursos Humanos (NUCADE-RH) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) ministraram um Treinamento de Assistência de Enfermagem na Prevenção de TEV. Os servidores do Complexo HC foram treinados e capacitados para preencher e acompanhar o Protocolo de Profilaxia TEV em seus respectivos setores.

Segundo a diretora do Núcleo de Apoio à Superintendência, Enf.ª Karen Aline Batista da Silva, palestrante do treinamento e integrante da Comissão de Profilaxia de TEV do HC, o protocolo está implantado na maioria das enfermarias do Hospital e, em breve, estará também em funcionamento no Hospital Estadual Botucatu (HEBo). “O protocolo é preenchido pelo(a) enfermeiro(a) durante a admissão do paciente e tem a finalidade de auxiliar o médico a prescrever a profilaxia adequada contra o tromboembolismo venoso”, afirma.

A Comissão de Profilaxia de TEV do HCFMB existe desde 2014 e é formada por uma equipe multidisciplinar, liderada pelo cirurgião vascular Dr. Marcone Lima Sobreira.

Dentre outras atribuições, a educação continuada é um dos objetivos da Comissão, já que o tromboembolismo venoso é apontado por estatísticas como a terceira doença cardiovascular com maior ocorrência e uma das complicações mais comuns em pacientes hospitalizados. “A ocorrência de TEV é considerada um evento adverso totalmente evitável com profilaxia medicamentosa ou mecânica. Cerca de 10% dos óbitos hospitalares estão relacionados à ocorrência de TEV. A equipe multiprofissional deve conscientizar-se em manter um ambiente seguro a todos os pacientes hospitalizados, utilizando os recursos necessários e disponíveis no HC”, encerra Karen.

Núcleo de Comunicação, Imprensa e Marketing HCFMB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here