Equipes médicas do HCFMB recebem treinamento sobre Práticas Transfusionais

0
1117

No último dia 4 de janeiro, as equipes médicas da Cardiocirurgia, Clínica Médica, Anestesiologia, Pediatria e UTIs do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) receberam, na sala de reuniões da Superintendência, um Treinamento sobre Práticas Transfusionais, organizado pelo Núcleo de Capacitação e Desenvolvimento de Recursos Humanos (NUCADE-RH), pelo Comitê Transfusional e pela Gerencia Médica do HCFMB.

Treinamento visa capacitar as equipes para o ato transfusional

O objetivo do treinamento, ministrado pelo médico Dr. Pedro Bonequini Júnior e pela biomédica Dr.ª Patrícia Carvalho Garcia, foi instruir a equipe sobre atualizações dos procedimentos de um ato transfusional seguro. Durante o curso, os profissionais puderam discutir indicações, usos, protocolos de reserva cirúrgica de hemocomponentes e transfusões maciça e autóloga, além de verificar as estatísticas de transfusão em 2017 no HCFMB.

Segundo Dr. Bonequini, o manual, organizado em 9 capítulos, surgiu a partir da sua dissertação de Mestrado e será, no futuro, apresentado em outras plataformas para facilitar o acesso à informação. “Nosso objetivo é elencar toda a questão da transfusão no HC dentro de um manual, que traz informações importantes para prescrições do sangue, ato essencialmente médico. Este manual torna-se o nosso guia e é uma ferramenta a mais que devemos usar em benefício aos nossos pacientes”.

Dr.ª Patrícia Carvalho Garcia, da Agência Transfusional, destaca a importância do manual. “Esta ferramenta será importante para o HCFMB como um elemento de gestão e organização do serviço, que visa reduzir a variabilidade das condutas médicas, otimizando os recursos e reduzindo custos. Assim, podemos melhorar a assistência ao paciente/receptor de hemocomponentes e fortalecer as ações de hemovigilância e do uso racional do sangue”.

A Gerente Médica do HCFMB, Dr.ª Paula Gaiolla, disse que sentiu a necessidade de realizar alguns treinamentos sobre transfusão, revendo algumas orientações e aproveitando o lançamento do Manual. “Pensamos que o melhor formato para isso seria trabalhar em pequenos grupos, com opções de horários flexíveis para que mais integrantes das equipes possam ser treinados e, posteriormente, atuarem como multiplicadores deste conhecimento”, finaliza.

Este treinamento foi norteado pelo recém-lançado e-book “Manual de transfusão sanguínea para médicos”, escrito por Dr. Bonequini e Dr.ª Patrícia, com a colaboração do Comitê Transfusional do HCFMB e dos docentes Prof. Dr. Paulo Eduardo de Abreu Machado e Profª Dr.ª Elenice Deffune. O e-book na íntegra pode ser visto clicando aqui!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here