Eventos voltados à Endoscopia e Gastroenterologia reúnem, no HCFMB, especialistas dispostos a atualizar seus conhecimentos

0
600

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) sediou, nos dias 27 e 28 de outubro (sexta e sábado), dois eventos relacionados às especialidades de Gastroenterologia e Endoscopia, promovidos pelo Núcleo de Eventos Científicos do Departamento de Gestão de Atividades Acadêmicas (DGAA) e pela Seção Técnica de Endoscopia do Hospital, além de contar com o apoio da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED).

Evento reuniu médicos, residentes e alunos de
várias áreas

A I Jornada de Endoscopia e Gastroenterologia, que aconteceu na sexta e no sábado, foi voltada a médicos, residentes e alunos da Graduação. Paralelamente, no sábado, no Anfiteatro do Hemocentro do HCFMB, foi realizado o I Encontro de Enfermagem em Endoscopia Digestiva, voltado para Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem, estudantes da área, Nutricionistas e Profissionais da Saúde.

Foram discutidos casos clínicos, além de várias mesas-redondas, com temas como: H pylori, Mucosectomia / ESD, Doença Inflamatória Intestinal, Gastrostomia Endoscópica, Cólon, Vias Biliares, Endoscopia Bariátrica, Boas Práticas no Processo de Cuidado de Endoscópios e Acessórios, dentre outros.

Ainda na noite de sexta-feira, 27, fizeram parte da mesa de abertura o Dr. Cássio Vieira Oliveira, chefe do Serviço de Endoscopia do HCFMB e membro da SOBED; a professora adjunta Erika Paiva Ortolan, diretora do Departamento de Assistência à Saúde do HCFMB, na oportunidade representando o superintendente do HCFMB, Dr. André Balbi; a enfermeira Bárbara Priscila Néry dos Santos, gerente de enfermagem do HCFMB e a enfermeira Nilza Ravazoli Brito, diretora técnica do Núcleo de Procedimento Diagnóstico e Terapêutico do HCFMB.

Homenagem ao Dr. Pedro Achilles

Dra. Erika Paiva, diretora do Departamento de Assistência à Saúde, destacou a importância dos eventos por terem reunido endoscopistas, gastroenterologistas clínicos e cirúrgicos e profissionais das outras áreas da saúde. “Foram abordados temas do dia a dia destas especialidades, com mesas redondas que mostraram os diferentes aspectos de cada patologia”, observou.

Dr. Cássio Vieira Oliveira, chefe do Serviço de Endoscopia do HCFMB, já visualiza a realização de outras capacitações do mesmo nível. “Os eventos contaram com a presença de profissionais locais e da região, com apresentação de diversos temas e discussão de vários casos clínicos. Foram os primeiros de muitos outros eventos, já que o intuito é que sejam organizados anualmente e ganhem cada vez mais destaque”, comentou o especialista.

A diretora técnica do Núcleo de Procedimento
Diagnóstico e Terapêutico do HCFMB Nilza Ravazoli Brito

Ao final das boas-vindas, o Dr. Pedro Achilles, já aposentado, o ex-diretor e um dos pioneiros do Setor Técnico de Diagnóstico e Terapia, foi homenageado. Ele fez uso da palavra e relembrou da evolução pela qual essa área passou nos últimos anos, inclusive com a modernização dos equipamentos.

Em 2016, a Endoscopia do HCFMB foi aprovada como um dos Centros de Treinamento para a SOBED e, a partir deste dado, Dr. Cássio acredita no êxito dos dois eventos. “Essas primeiras edições do Encontro de Enfermagem e da Jornada serão como um pontapé inicial, e a intenção é repetir anualmente estes eventos para que eles cresçam a nível não só regional, como também estadual e, quem sabe, nacional”, finaliza.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here