Febre amarela: o que você precisa saber

0
2426

O avanço da febre amarela silvestre (transmitida em áreas de mata) no país voltou a preocupar a população e as autoridades, tornando-se um assunto de grande repercussão nos últimos dias.  Mas o que é febre amarela?

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por mosquitos. Os casos de febre amarela no Brasil são classificados como febre amarela silvestre ou febre amarela urbana, sendo que o vírus transmitido é o mesmo. A diferença da doença que se manifesta nos dois casos é o mosquito vetor envolvido na transmissão.

Seus sintomas são febre, dor de cabeça, calafrios, náuseas, vômito, dores no corpo, icterícia (a pele e os olhos ficam amarelos) e hemorragias (de gengivas, nariz, estômago, intestino e urina).

Segundo nota oficial da Prefeitura Municipal de Botucatu, não há nenhum caso suspeito de febre amarela notificado na cidade até o momento. Além das Unidades Básicas de Saúde municipais, o Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) realiza continuamente a vacinação contra febre amarela na região.

A vacinação é destinada desde crianças até os maiores de 60 anos. Também precisam se vacinar, neste momento, pessoas que vão viajar ou que vivem nas regiões que estão registrando casos da doença: leste de Minas Gerais, oeste do Espírito Santo, noroeste do Rio de Janeiro e oeste da Bahia. A vacina apresenta eficácia acima de 95%.

A responsável técnica do CRIE do HCFMB Ivana Gonçalves, destaca que há contraindicações fundamentais para vacina da febre amarela. “De maneira geral, as contraindicações são: idade menor que seis meses, hipersensibilidade a algum dos componentes da vacina, portadores de imunodeficiências, além das situações de precaução, como: idade entre seis e oito meses, infectados pelo vírus HIV, gestantes e mulheres amamentando crianças menores de seis meses”, afirma.

Serviço:

CRIE do HCFMB

Horário de funcionamento: das 8h30 às 12h e das 14h às 16h30 – (14) 3811-6080

Tabela de vacinação do Ministério da Saúde

Fontes: Ministério da Saúde /  Prefeitura Municipal de Botucatu

Vivian Abilio – Núcleo de Comunicação, Imprensa e Marketing do HCFMB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here