HCFMB comemora o Dia Mundial da Prematuridade

0
776

Para celebrar o dia Dia Mundial da Prematuridade, comemorado oficialmente no dia 17 de novembro, a Unidade Neonatal do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) e a disciplina de Neonatologia da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB/Unesp) realizaram, de 13 a 17 de novembro, a Semana da Prematuridade. O evento contou com diversas ações de conscientização, além de discussões sobre os temas mais comuns em relação à prematuridade e o desenvolvimento do bebê prematuro.

Caminhada Primeiros Passos foi uma das ações
da Semana da Prematuridade

A semana comemorativa começou com um plantio de uma muda da árvore Manacá, em frente ao Pronto Atendimento da Mulher do HCFMB, simbolizando o início da jornada de cada ser que nasce e as diferentes fases gestacionais. Ações de incentivo à doação de sangue e a doação de leite materno aos prematuros internados na UTI Neonatal do HC também foram feitas em seguida, no Hemocentro. A Caminhada Primeiros Passos, realizada no Campus do HC, foi um dos marcos da comemoração, que contou com a participação de médicos, docentes, fisioterapeutas e comunidade em geral do HCFMB.

Mesa discute a ampliação de horizontes nos cuidados
neonatais

Já o III Encontro de Neonatologia abordou diversos assuntos sobre neonatologia, como os temas “Ampliando horizontes nos cuidados neonatais”

e mesa redonda sobre “O cérebro do prematuro: o que fazer para melhorar o amanhã”, entre outros. Estavam presentes na abertura do encontro o chefe de gabinete do HCFMB, Dr. José Carlos Souza Trindade Filho; o neonatologista do HCFMB, Dr. Geraldo Henrique Silva; a prof. da disciplina de neonatologia da FMB, Dra. Ligia M.S.S. Rugolo; a Profª do Depto. de Pediatria, Dra. Maria Regina Bentlin e a enfermeira chefe da Unidade Neonatal do HCFMB, Rosemary Fermiano.

Dra. Ligia iniciou sua fala enfatizando a importância do evento e homenageando a Dra. Cleide Trindade, que teve grande atuação no ensino e pesquisa em neonatologia no HCFMB. “Os prematuros são o maior desafio da neonatologia. Estamos aqui para trocarmos experiências e melhorar cada vez mais os cuidados desses pequenos. Dedico essa jornada a uma pessoa muito especial, que enfrentou todos os desafios e deixou as equipes atuais muito bem preparadas, que é a Dra. Cleide Trindade”, disse.

Dra. Regina e a enfermeira Rosemary destacaram o trabalho, o companheirismo e a dedicação de toda equipe pela neonatologia do HCFMB. “Não existe qualidade de vida para o recém-nascido se não houver o envolvimento de todos”, frisou.

Colaboradora é homenageada na
Semana da Prematuridade

Um dos responsáveis pelo evento, Dr. Geraldo agradeceu o empenho de todos. “Toda a comunidade hospitalar se envolve com muito amor e carinho pelos prematuros e isso é muito gratificante. Estamos muito felizes pela realização desse grande evento”, afirmou.

Após a abertura, a enfermeira Natália Conteçote apresentou uma palestra sobre a história da neonatologia. Em seguida, as enfermeiras Rosemary Fermiano, Elisiane M. Crusichi Memare e a Prfª. Drª Maria Regina Bentlin debateram com o público presente a ampliação de horizontes nos cuidados neonatais, colocando a visão da enfermagem sobre o tema em pauta.

Além da apresentação e das homenagens às colaboradoras aposentadas e ativas da unidade, o evento teve também uma linda apresentação musical e uma mesa redonda com o tema “Cérebro do Prematuro: o que fazer para melhorar o amanhã”, coordenada pela Profª  Dra. Ligia M.S.S. Rugolo e pelo Prof. Dr. João César Lyra, ambos do Depto de Pediatria da FMB. Durante a discussão, o Prof. Dr. Roberto Araújo Costa, do Depto de Ginecologia e Obstetrícia da FMB apresentou a “Visão do Obstetra”. Já a Dra. Simone Manso de Carvalho Pelícia, do Depto. de Pediatria da FMB, apresentou a “Visão do Neunatologista”; e a Profª Drª Niura de Moura R. Padula, do Depto de Neurologia, apresentou a “Visão do Neuropediatra”.

Encerrando as atividades, o culto ecumênico realizado na última sexta, reforçou o legado de todas as iniciativas, que é amar àqueles que, recém-chegados a este mundo, já são lutadores pela vida.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here