HCFMB conquista selos de qualidade do Colégio Brasileiro de Radiologia

0
2287

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) conquistou, recentemente, 02 selos de qualidade para o setor de diagnostico por imagem, disponibilizados pelo Programa de Controle de Qualidade do CBR (Colégio Brasileiro de Radiologia). Foram obtidos os selos das modalidades de Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética, sendo que o de Ultrassom está em processo de avaliação e deve sair em breve.

Na região de Botucatu, apenas um serviço apresenta selo de qualidade na modalidade de Ultrassom. Sendo assim, o Hospital das Clinicas de Botucatu será o único estabelecimento a oferecer três selos de qualidade certificados pelo Colégio Brasileiro de Radiologia prestigiando a instituição a qual serve Botucatu e região com qualidade de equipamentos e diagnóstico médico.

Estes selos foram conseguidos por poucas instituições em nível nacional (apenas 13 no estado de São Paulo), segundo dados do CBR. Com esta obtenção, o serviço transmite maior segurança nos resultados dos exames realizados e na qualidade profissional dos radiologistas membros dos setores de diagnóstico por imagem.

Desde o inicio de 2014, o Núcleo de Física Médica e Radioproteção do HCFMB coordenou os trâmites necessários para obtenção dos selos de qualidade, que incluem: cadastramento prévio do serviço, pagamento da taxa de inscrição e envio de imagens adquiridas da rotina do serviço junto com os laudos dos radiologistas para serem avaliadas pela comissão de controle de qualidade. Mesmo depois do processo de obtenção dos selos, os controles de qualidade e as normativas do CBR devem ser seguidos, sob pena de perda dos direitos sobre os selos de qualidade.

O Núcleo de Física Médica e Radioproteção é coordenado pela Profª. Diana Rodrigues de Pina, do Departamento de Doenças Tropicais de Diagnostico por Imagem do HCFMB, e contou com a colaboração dos doutorandos Marcela de Oliveira e Allan Felipe Fattori Alves (que aparecem nas fotos), ambos do Departamento de Física e Biofísica do IB (Instituto de Biociências). Os docentes da Radiologia também contribuíram para obtenção dos selos, como o Dr. Seizo Yamashita, Dr. André Petean Trindade, Dr. Sérgio Marrone Ribeiro, assim como os residentes em Radiologia.

Maíra Masiero – Assessoria de Comunicação e Imprensa

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here