HCFMB é palco para Primeiro Encontro de Fonoaudiologia da região

0
1042

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) realiza pela primeira vez no próximo dia 27 no Anfiteatro da Patologia o Encontro de Fonoaudiologia para discutir desafios e perspectivas atuais.

O objetivo do evento é promover o agrupamento das fonoaudiólogas que atuam na região de abrangência do HCFMB para conhecimento da atuação e dificuldades enfrentadas em cada município. “Com isso, objetivamos neste encontro o levantamento de propostas e parcerias que promovam o crescimento profissional e o atendimento de qualidade aos usuários do Sistema Único de Saúde”, explica Priscila Watson Ribeiro.

As inscrições estão abertas e são destinadas para fonoaudiólogos vinculados ao serviço público e institucional dos 64 municípios pertencentes a DRS6, e, também a todos os profissionais da saúde.

Inicialmente, o Conselho Regional de Fonoaudiologia abordará questões legais do desempenho na profissão e dados que demonstrem a atuação regional e municipal da Fonoaudiologia. Em seguida, serão apresentados o Serviço de Fonoaudiologia do HC, da APAPE, Aconchego e do Município de Botucatu, abrindo em seguida para discussão na mesa redonda sobre desafios e possíveis parcerias.

Para fazer sua inscrição acesse www.inscricoes.fmb.unesp.br/hcfmb

Sobre o serviço de Fonoaudiologia do HCFMB

No Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina de Botucatu a atuação fonoaudiológica surgiu da necessidade de atendimento multiprofissional, inicialmente na Otorrinolaringologia (Departamento de OFT/ORL/CCP) onde ocorreu, em 1978, a primeira contratação, vinculada a esse departamento, para atuação nas áreas de audiologia, linguagem infantil e voz.

Posteriormente, outras áreas como a Neurologia e Pediatria, vinculadas a departamentos específicos também identificaram a necessidade de integração do Fonoaudiólogo em suas equipes.

No entanto, com a expansão no número de profissionais em cada departamento em distintas áreas de atuação da fonoaudiologia, ocorreu a necessidade de melhor organização das atividades deste profissional no Hospital das Clínicas. Após reuniões com a diretoria do hospital, foi criado em julho de 2014 o Serviço de Fonoaudiologia do HCFMB.

Atualmente, as fonoaudiólogas continuam atuando nos mesmos setores de acordo com suas especialidades (audiologia, voz, disfagia adulto e infantil, linguagem adulto e infantil, reabilitação vestibular e amamentação). Esta atuação abrange o processo diagnóstico, realização de exames específicos e reabilitação nos ambientes hospitalar e ambulatorial.

Para maiores informações procure o Setor de Fonoaudiologia situado no antigo espaço da endoscopia

 

Serviço

Data: 27 de março.

Horário: das 13 às 18 horas.

Local: Anfiteatro da Patologia do HCFMB.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here